• Esporte

    Saturday, 18-May-2024 09:40:17 -03

    Comitê Olímpico veta homenagem a mortos durante Jogos de Sochi

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    10/02/2014 18h15

    O Comitê Olímpico Internacional (COI) proibiu atletas de realizarem uma homenagem nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi à esquiadora canadense e campeã olímpica Sarah Burke, que morreu em janeiro do ano passado em um acidente durante um treino.

    O COI disse a pelo menos uma atleta, a austaliana Tora Bright, do snowboard, para não usar um adesivo que lembrava a colega.

    "É uma questão do que é ou não apropriado e onde é o lugar mais adequado", argumentou Mark Adams, porta-voz do COI. "A Olimpíada é um lugar para celebração, e provavelmente não é o lugar certo para fazer isso [lembrar os mortos] e nós gostaríamos que [essa celebração] ficasse separada dos Jogos."

    O alerta do COI ocorreu após vários atletas terem entrado na área de competição usando adesivos que traziam escrito o nome de Sarah. A posição do comitê não foi bem recebido.

    "Eu sempre uso um adesivo com o nome de Sarah. O COI, porém, interpretou que os adesivos são um Âmanifesto político e os baniram. Que coisa", protestou Tora.

    O COI também enviu uma carta ao Comitê Olímpico Norueguês afirmando que a decisão de seus atletas de usar braçadeiras negras em memória de um parente de um dos atletas que morreu pouco antes dos Jogos era "inapropriada".

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024