• Esporte

    Sunday, 16-Jun-2024 10:06:16 -03

    Após copiar Barcelona, Manchester City enfrenta seu 'clube-modelo'

    ELIANO JORGE
    DE SÃO PAULO

    18/02/2014 03h08

    Os dois times que mais fizeram gols nesta temporada europeia, Barcelona e Manchester City, se enfrentam nesta terça-feira, às 16h45 (de Brasília), na Inglaterra, na abertura das oitavas de final da Liga dos Campeões.

    O apetite goleador de ambos não é uma coincidência. O Barça foi a inspiração para o City alcançar seu sucesso recente.

    Os títulos, as premiações individuais e o aclamado estilo de jogo do time catalão nos últimos anos fizeram o clube inglês importar dirigentes, jogadores e métodos do futebol espanhol.

    Vice-presidente de finanças e diretor geral do Barcelona entre 2003 e 2008, Ferran Soriano, 46, tornou-se diretor executivo do City em 2012 e contratou o antigo parceiro Txiki Begiristain, 49, que foi diretor de futebol do clube espanhol até 2010, quando colecionou dois Mundiais, duas Ligas dos Campeões e quatro campeonatos nacionais.

    Paul Ellis - 14.dez.2013/AFP
    O brasileiro Fernandinho, entre o espanhol Negredo (à esquerda) e o marfinense Touré, celebra gol do City
    O brasileiro Fernandinho, entre o espanhol Negredo (à esq.) e o marfinense Touré, celebra gol do City

    Dos 12 meio-campistas e atacantes do City inscritos na competição continental, quatro são espanhóis e dois atuavam na Espanha. Todos chegaram a Manchester a partir de 2010.

    Somente um era do Barcelona, o capitão Yayá Touré, 30, versátil meio-campista da seleção da Costa do Marfim.

    No ano passado, porém, o ex-presidente barcelonista Sandro Rosell acusou o City de tentar contratar, sem sucesso, mais funcionários e jogadores do Barça.

    O técnico chileno Manuel Pellegrini, 60, que está em sua primeira temporada no City, realizou seus três trabalhos anteriores em clubes espanhóis: Villarreal, Real Madrid e Málaga.

    Além do estilo de jogo de inspiração espanhola, o City passou a investir mais na formação de atletas, uma marca do clube azul-grená.

    Mas, se o modelo de gestão do Barça obriga seus projetos a serem colocados à aprovação dos seus mais de 220 mil sócios, o City tem um dono absoluto.

    O xeque Mansour bin Zayed al Nahyan, da família real dos Emirados Árabes Unidos, comprou o clube em 2008. Desde então, com milionários investimentos, conquistou o título nacional em 2012, após 44 anos, e a Copa da Inglaterra em 2011.

    Atualmente o time é terceiro colocado do Campeonato Inglês, a três pontos do líder Chelsea.

    O Barça compartilha o topo do Espanhol com Real Madrid e Atlético de Madri.

    Nigel Roddis/Reuters
    O atacante Neymar, durante treino do Barcelona no Etihad Stadium, em Manchester
    O atacante Neymar, durante treino do Barcelona no Etihad Stadium, em Manchester

    MUITOS GOLS

    O City é a equipe europeia que fez mais gols nesta temporada, que começou em agosto: 117. Sua média é de 2,92 por partida.

    Em seguida nesta lista, aparece o Barcelona, que acumula 111. Mas a média de 2,77 do time catalão é inferior à do alemão Bayern de Munique: 2,82, obtida após 99 gols.

    "Eles têm um perfil de equipe muito parecido com o nosso", avaliou o técnico do Barça, o argentino Gerardo Martino. Mas ele negou haver uma cópia: "Não creio que seja um 'mini Barcelona'. São um dos melhores times do mundo".

    "Jogaremos nosso jogo normal, pois ele tem nos servido realmente bem nesta temporada. É um estilo que particularmente apreciamos, porém será difícil impor isso ao Barcelona porque eles também querem muito a bola", disse o meia-atacante Jesús Navas, do City e da seleção espanhola.

    Ele apontou como pontos fracos do adversário a vulnerabilidade em bolas paradas e contra-ataques. "Estamos cheios de confiança", avisou.

    Os donos da casa, porém, terão o desfalque do machucado artilheiro Sergio Agüero, da seleção argentina.

    Entretanto, recuperado de lesão e convocado pela primeira vez por Felipão para o amistoso de 5 de março contra a África do Sul, o volante Fernandinho, 28, treinou normalmente. "Tem chance de jogar", disse Pellegrini.

    "Ele é um grande jogador, que faz minha vida mais fácil. É muito inteligente e fico muito feliz quando ele está no time. Tem qualidade para jogar pelo Brasil", afirmou Touré.

    Astro da seleção brasileira, Neymar, 22, voltou a jogar pelo Barça no sábado, após quase um mês de afastamento devido a entorse no tornozelo direito. Esteve em campo por pouco mais de meia hora e marcou um golaço de fora da área, fechando a goleada de 6 a 0 sobre o vice-lanterna Rayo Vallecano no Camp Nou.

    Martino não quis confirmar se escalará o atacante como titular.

    editoria de arte/Folhapress

    LEVERKUSEN X PSG

    No outro jogo do dia pela Liga dos Campeões, também às 16h45, o Bayer Leverkusen, vice de 2002, recebe o Paris Saint-Germain.

    O time alemão não terá seu camisa 10 Emre Can, suspenso, e o lesionado atacante Kruse.

    O goleador uruguaio Edinson Cavani desfalcará a equipe francesa. Já o meia Lucas, que perdeu espaço na seleção brasileira, tenta impressionar Felipão para ter chances de ir à Copa.

    COM TV
    Manchester City x Barcelona
    16h45, ESPN Brasil

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024