• Esporte

    Wednesday, 01-May-2024 21:41:56 -03

    Campeão olímpico, Zanetti lidera protesto contra atrasos em ajuda de custo

    PAULO ROBERTO CONDE
    DE SÃO PAULO

    20/02/2014 12h35 - Atualizado às 14h29

    O ginasta campeão olímpico Arthur Zanetti e seu técnico, Marcos Goto, lideram um protesto na cidade de São Caetano do Sul contra o atraso no pagamento de ajuda de custo a diversos esportes por parte da prefeitura local.

    A passeata começou na avenida Presidente Kennedy e avançou para a avenida Goiás, a principal da cidade. Três das quatro faixas da avenida estão bloqueadas.

    Apesar de liderar o movimento, o ginasta não participa da passeata para não quebrar cláusulas contratuais firmadas com alguns de seus patrocinadores. Os pais e o treinador do atleta participam da passeata.

    No momento, a manifestação tem aproximadamente 200 pessoas, entre pais, atletas, coordenadores e treinadores de modalidades como ginástica artística, vôlei, taekwondo, judô, futsal e handebol.

    Eles irão para a prefeitura tentar falar com o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) e forçá-lo a pagar os meses de atraso. Zanetti, que tem quatro remunerações a receber, estará presente na prefeitura.

    O técnico do ginasta, Goto afirma que a equipe que comanda, o Serc Santa Maria, atual campeã brasileira, não treinará enquanto não houver a quitação. Ele também disse que a greve pode se estender caso a atual administração do esporte na cidade não mude.

    "Estamos sem treinar desde já. O Diego [Hypolito] e o Sérgio Sassaki [também ginastas] estão sem clube há tempos e estão se virando. Então podemos ficar sem um também", afirmou.

    "Eu gostaria de treinar, mas nós seguimos o Marcos. E a causa é justa, vou apoiar o protesto, eu me sinto no dever de apoiar o movimento", acrescentou Zanetti. "Sou muito ligado a São Caetano, gosto muito daqui. Ficaria muito triste em ter de deixar a cidade, mas pode acontecer. Espero que dê tudo certo."

    Além do atraso, há outros complicadores. Recentemente, a secretaria de esportes do município comunicou a algumas modalidades que haverá corte no repasse.

    A ginástica, por exemplo, terá redução de 50% em seu orçamento. De R$ 700 mil cairá para R$ 350 mil.

    Os pais e treinadores reclamam do secretário Éder Xavier (PC do B), que assumiu em novembro e não regularizou a situação até o momento.

    O secretário quer mudar a forma de repasse, mas ainda não apresentou um projeto aos esportistas. "Não vejo problema de mudar, mas que isso seja feito logo. Estamos há muito tempo sem receber", disse Goto.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024