• Esporte

    Saturday, 27-Apr-2024 19:50:32 -03

    Pistorius se declara inocente em julgamento por morte da namorada

    DA FRANCE PRESSE

    03/03/2014 13h03

    O campeão paraolímpico sul-africano Oscar Pistorius se declarou nesta segunda-feira inocente do assassinato de sua namorada Reeva Steenlamp em fevereiro de 2013, no início de seu julgamento em Pretória.

    No começo do julgamento, que durará cerca de três semanas e que será transmitido pela televisão, o promotor Gerrie Nel acusou o atleta de "matar intencionalmente e ilicitamente" a namorada no Dia dos Namorados do ano passado.

    Ao ser perguntado pela juíza Thokozile Massina como se considerava, Pistorius respondeu: "não culpado, senhora". Também disse não ser culpado de outras acusações contra ele, como posse e uso de armas ilegais.

    Vestido com terno preto, gravata preta e camisa branca, Pistorius parecia nervoso ao entrar cabisbaixo na sala onde a audiência seria realizada. Aos 27 anos, corre o risco de ser condenado a 25 anos de prisão se for considerado culpado de assassinato.

    Pistorius alcançou a fama ao se converter no primeiro atleta amputado nas duas pernas a competir em Jogos Olímpicos, em Londres, em 2012.

    Menos de um ano depois, no dia 14 de fevereiro de 2013, às 03h00 locais, matou a namorada, Reeva Steenkamp, uma modelo de 29 anos bastante conhecida na África do Sul, em sua casa na periferia de Pretória, com quatro tiros disparados através da porta do banheiro.

    O atleta argumenta que foi um acidente e explica que confundiu sua companheira com um ladrão escondido no banheiro. A promotoria considera, por sua vez, que se tratou de um assassinato premeditado.

    O julgamento deve dar lugar a uma batalha de especialistas, já que a família de Pistorius contratou os melhores advogados.

    Na manhã desta segunda-feira, a imprensa sul-africana publicava declarações da mãe de Reeva, June Steenkamp: "Quero olhar Oscar nos olhos, e descobrir eu mesma a verdade do que fez com Reeva".

    Centenas de jornalistas sul-africanos e estrangeiros estão presentes em Pretória para cobrir as audiências, que, em sua maior parte, podem ser transmitidas ao vivo por televisão e rádio. Para o processo foi criada inclusive uma rede especial.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024