• Esporte

    Monday, 29-Apr-2024 18:05:01 -03

    Santos diz que entregou todos os documentos de Neymar pedidos pela Justiça

    DE SÃO PAULO

    13/03/2014 20h06

    O Santos negou nesta quinta-feira estar em débito com as Justiça brasileira e espanhola em relação à entrega de documentos relacionados à transferência do atacante Neymar para o Barcelona.

    Segundo o clube, todas as solicitações feitas pelo "Ministério Público Federal, Gabinete do procurador-Geral da República e Secretaria de Cooperação Jurídica Internacional" foram atendidas.

    O Santos diz ter entregado à Justiça três documentos: o contrato da transferência dos direitos federativos do jogador, a carta de compromisso assinada com o Barcelona pelo atacante e o resumo da transferência no sistema da Fifa.

    "Desta forma, o Santos FC encaminhou à Procuradoria Geral da República todos os documentos que lhe foram solicitados. Caso a Justiça espanhola necessite de mais algum documento, o Clube está à inteira disposição para atender essa solicitação e se compromete a fazê-lo com a máxima brevidade", diz nota emitida pelo clube da Vila Belmiro.

    Segundo reportagem do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, o time brasileiro está sendo cobrado pela Justiça espanhola por não ter lhe enviado o antigo contrato de trabalho de Neymar. A solicitação para a entrega do documento foi feita em janeiro.

    Os espanhóis investigam se houve sonegação fiscal e algum outro tipo de irregularidade na contratação do jogador pelo Barcelona, no meio do ano passado.

    Em fevereiro, com as investigações já em andamento, o clube catalão fez uma retificação em sua declaração de impostos e pagou mais 13,5 milhões de euros (R$ 44,2 milhões) ao Fisco espanhol pelo negócio.

    A decisão foi tomada depois que a promotoria espanhola passou a considerar que o clube deixou de declarar 38 milhões de euros (R$ 124,6 milhões) que foram repassados a empresas ligadas a Neymar.

    O valor é tratado pela Justiça como salário e, portanto, deveria ser tributado. O Barcelona alegava que essa quantia está relacionada a comissões e acordos comerciais com o atleta.

    Ao contrário do clube, o jogador não foi indiciado, pois no momento da contratação tinha a condição de "não residente". Desta forma, a obrigação de pagar os impostos cabia exclusivamente ao pagador, o time catalão.

    Toni Albir/Efe
    Neymar lamenta erro contra o Manchester City, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa
    Neymar lamenta erro contra o Manchester City, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024