• Esporte

    Sunday, 05-May-2024 21:20:07 -03

    Com melhor defesa, Ituano tem zagueiro responsável por 1/3 dos gols

    DE SÃO PAULO

    28/03/2014 08h15

    Depois de cinco anos brigando para fugir do rebaixamento, o Ituano virou uma das surpresas do Campeonato Paulista pela eficiência defensiva e o bom aproveitamento na bola parada.

    O time, que tem como gestor o ex-jogador Juninho Paulista, 41, se classificou para a semifinal após vencer o Botafogo por 4 a 1, nos pênaltis, após empate no tempo normal por 0 a 0.

    A equipe irá enfrentar na próxima fase o Palmeiras, que eliminou o Bragantino. O jogo está marcado para domingo, às 18h30, no Pacaembu.

    Dirigido pelo ex-volante Doriva, o Ituano tem a defesa menos vazada da competição –sofreu dez gols em 16 partidas. E o principal destaque é o zagueiro Anderson Salles, artilheiro do time com seis gols –quatro foram em cobranças de falta e dois de pênalti.

    Se a defesa é a melhor do torneio, o ataque é um dos piores entre os 20 clubes que participaram da competição. São 16 gols em 16 partidas -média de um por jogo.

    E a artilharia da equipe se resume a quatro jogadores. Além de Anderson Salles, os outros goleadores são Rafael Silva (5), Alemão (2) e Esquerdinha (2). O outro gol foi contra anotado pelo jogador Gian Francesco, do Paulista.

    Rebaixado para a Série A2 do Estadual sem conquistar uma vitória, o Paulista marcou 14 gols em 15 partidas e teve oito goleadores.

    O Ituano se destacou pela campanha fora de casa. Dos 29 pontos que fez até agora no campeonato, 17 foram longe de seus domínios.

    Miguel Schincariol/Divulgação
    Jogadores do Ituano comemoram classificação para a semifinal
    Jogadores do Ituano comemoram classificação para a semifinal

    BRIGA CONTRA O REBAIXAMENTO

    No ano passado, o clube se salvou da degola com um gol marcado nos acréscimos do segundo tempo em uma vitória contra o Palmeiras. O clube terminou em 14º lugar com 20 pontos.

    Em 2012, o time repetiu o desempenho e somou dois pontos a mais que a Portuguesa, primeiro clube na zona de rebaixamento. Em 2011, a equipe foi a 16ª colocada e se livrou da queda no saldo de gols –o São Bernardo foi o rebaixado.

    Em 2010, ficou em 13º lugar, mas somou apenas três pontos a mais que o Rio Claro, que caiu para a Série A2. Um ano antes, o Ituano somou 20 pontos, contra 19 do Guaratinguetá, que foi rebaixado.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024