• Esporte

    Monday, 06-May-2024 19:07:59 -03

    Fifa proíbe Barça de fazer contratações por um ano por transferências ilegais

    DE SÃO PAULO

    02/04/2014 08h46

    A Comissão Disciplinar da Fifa anunciou nesta quarta-feira que o Barcelona está proibido de fazer contratações por um ano por negociar com jogadores estrangeiros menores de 18 anos, uma prática que não é permitida pela entidade máxima do futebol.

    Dessa forma, o Barça não poderá contratar e nem vender jogadores nas próximas duas janelas de transferências na Europa (junho de 2014 e janeiro de 2015). Além disso, o clube espanhol foi multado em 450 mil francos suíços (R$ 1,1 milhão).

    O Barcelona comunicou que vai apelar da decisão e diz que "se for necessário" irá também para a Corte Arbitral do Esporte.

    A Federação Espanhola de Futebol também recebeu uma multa da Fifa -terá que pagar 500 mil francos suíços (R$ 1,2 milhão). A entidade que comanda o futebol no país terá um prazo de um ano para mudar o seu regulamento e o sistema de transferências de atletas menores de 18 anos.

    Segundo a Fifa, a investigação constatou que o Barcelona infringiu o artigo 19 do regulamento (que proíbe a contratação de menores de idade) ao negociar com dez atletas menores. Esses jogadores, sempre de acordo com a entidade, participaram de torneios entre as temporadas de 2009 e 2013.

    "Para a Comissão Disciplinar da Fifa, isso se trata de uma infração grave", diz o comunicado da entidade, que concedeu ao clube espanhol um prazo de 90 dias para regularizar a situação de todos os jogadores menores de 18 anos.

    "A Comissão Disciplinar está consciente de que, sem os controles adequados, os jogadores jovens podem estar vulneráveis a exploração e abusos em um país estrangeiro. Por esse motivo, os órgãos do esporte e, em especial, a Fifa, consideram ainda mais importante a proteção dos menores no futebol", afirma a entidade no comunicado.

    Os nomes dos jogadores em questão não foram revelados. O Barcelona, que tem uma das categorias de base mais fortes e mais conhecidas do mundo, ainda não se pronunciou sobre o caso.

    Lluis Gene/AFP
    O presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, durante uma entrevista
    O presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, durante uma entrevista

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024