• Esporte

    Friday, 03-May-2024 08:49:43 -03

    Rio de Janeiro

    Se eu for atender a todos, vou fazer o comitê da Rio-16 falir, diz diretor-geral

    SÉRGIO RANGEL
    DO RIO

    10/04/2014 03h59

    Depois do ataque das federações internacionais com relação ao atraso na organização dos Jogos de 2016, Sidney Levy rebateu as críticas.

    Em entrevista exclusiva à Folha, o diretor-geral do comitê organizador da Olimpíada afirmou que as críticas "fazem parte do jogo", garantiu que as obras estão no cronograma e que os Jogos não deixarão o Rio.

    Ontem, na Turquia, algumas federações internacionais questionaram a existência de um plano B, caso as instalações não fiquem prontas a tempo.

    "Existe um jogo de desejos. Eles defendem o esporte deles e querem o melhor. Nós temos o compromisso de fazer o melhor. Se eu for atender a todos, vou fazer o comitê falir", afirmou Levy, que foi presidente da multinacional Valid S.A. de 1994 até 2011, quando passou a ser o principal executivo do comitê e passar a controlar orçamento de R$ 7 bilhões.

    *

    Folha - Desde terça, o Rio é atacado pelas federações internacionais. O Rio vai realizar os Jogos em 2016?
    Sidney Levy - Não existe a menor dúvida. O que eles querem é natural. Existe um jogo de desejos. Eles defendem o esporte deles e querem o melhor. Nós temos o compromisso de fazer o melhor. Se eu for atender a todos, vou fazer o comitê falir. Eu tenho que equilibrar isso na realidade. Esse é o nosso trabalho.

    Só na terça foi realizada reunião crucial que o COI (Comitê Olímpico Internacional) pediu para ser feita no mês passado. O que foi decidido?
    O encontro reuniu o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o general Fernando Azevedo [presidente da APO], o ministro Aldo Rebelo [do Esporte], o Aloizio Mercadante [ministro da Casa Civil], o Carlos Arthur Nuzman [presidente do comitê].
    Tem um fato novo: pela primeira vez, todos os entes estão falando a mesma coisa. Isso é um avanço enorme. Não posso dizer o que foi conversado, mas é sinal que existe um entendimento comum da complexidade do nosso problema.

    As obras em Deodoro [que vai receber oito esportes] teriam que começar no ano passado. Qual é o novo prazo?
    Vai começar em setembro. E vamos realizar todos os eventos testes no prazo previsto para cada instalação.

    O rúgbi, que volta aos Jogos após décadas, vai ser disputado numa arena para 3.000 pessoas. Os fãs do esporte não estão certos em reclamar?
    Vale a pena fazer uma arena de 20 mil lugares para o rúgbi no Brasil? Você como cidadão faria isso? Mas a nossa arena vai obedecer todas as normas internacionais. Os jogadores farão uma ótima partida. Os juízes vão chegar na hora. A TV vai transmitir.

    Demorei quase uma hora num trajeto que levaria apenas 20 minutos até aqui. O trânsito está muito complicado. O Rio vai conseguir transportar tanta gente na Olimpíada?
    Por isso é que vamos fazer a Olimpíada. Vamos acelerar a entrada da [expansão] do metrô, VLTs, BRTs. Você não transforma a cidade sem um impacto enorme.
    A Perimetral [viaduto que ligava o aterro do Flamengo com a avenida Brasil] foi derrubada. Você queria ficar como estava. Todos querem mudar a malha de transporte público. Vamos fazer isso, mas tem um custo. Vai piorar ainda. Mas isso é positivo. Temos que nos adaptar. Venho agora respondendo os meus e-mails no carro. Já montei lá um pequeno escritório para trabalhar no trajeto da minha casa até a sede do comitê.

    Depois das críticas, acabou a lua de mel com o COI?
    Isso é um processo. Não são críticas. Você tem que chegar ao equilíbrio. São muitos interesses envolvidos [COI, federações, atletas, patrocinadores, governo etc.]. Isso só vai terminar no final dos Jogos. É da natureza do processo ele ir se equilibrando. Ele não pode ficar de pé três anos antes. Se a coisa equilibra muito cedo é porque tem algo errado.

    RAIO-X: SIDNEY LEVY
    IDADE: 57 anos
    CARGO: Diretor-geral do Comitê Organizador Rio-2016
    FORMAÇÃO:
    - Graduação em Engenharia de Produção pela UFRJ
    - Mestrado em Engenharia pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (COPPE-RJ)

    Xu Zijian - 21.mar.2014/Xinhua
    Sidney Levy, executivo do comitê organizador da Olimpíada do Rio
    Sidney Levy, executivo do comitê organizador da Olimpíada do Rio
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024