• Esporte

    Thursday, 02-May-2024 23:11:31 -03

    Argentinos tentam repetir feito de Atlético-MG para vencer Libertadores

    DE SÃO PAULO

    11/04/2014 12h42

    O Vélez Sarsfield, da Argentina, vai precisar repetir o feito do Atlético-MG em 2013 para superar um retrospecto bastante negativo na Taça Libertadores e se sagrar campeão desta edição da competição continental.

    Isso porque, desde 2005, quando as oitavas de final do torneio começaram a ser disputadas neste formato, somente o time mineiro conseguiu levantar o troféu ao final do torneio após conseguir o primeiro lugar na classificação geral da fase de grupos.

    O feito aconteceu justamente ano passado, quando a equipe de Belo Horizonte foi o melhor entre os 16 classificados para a etapa mata-mata e conquistou o título sobre o Olímpia-PAR, nos pênaltis da decisão.

    Naquela ocasião, o elenco comandado por Ronaldinho, Jô, Bernard e Tardelli fez 15 pontos no Grupo 3 e depois eliminou São Paulo, Tijuana-MEX, e Newell's Old Boys antes de avançar à final.

    Apesar de recente, a campanha vitoriosa foi inédita desde que o regulamento impôs para as oitavas o cruzamento do 1º contra o 16º, do 2º contra o 15º, do 3º contra o 14º, e assim por diante, sendo os líderes das chaves como os oito primeiros colocados, enquanto os vices de cada grupo ocupando as posições a partir da 9ª colocação.

    Com exceção dos atleticanos, somente o Fluminense, em 2008, chegou à finalíssima do torneio com o status de ter sido o melhor da fase anterior. No entanto, a equipe carioca acabou derrotada pela LDU, do Equador, em pleno Maracanã e ficou com o vice-campeonato.

    Heuler Andrey/AFP
    O atacante Bruno Mendes, do Atlético-PR, em jogada contra Desabato, do Vélez
    O atacante Bruno Mendes, do Atlético-PR, em jogada contra Desabato, do Vélez

    Depois disso, os primeiros colocados na etapa de grupos alcançaram, no máximo, as semifinais da Libertadores. Em 2005, com o River Plate, em 2007, com o Santos, e em 2009, com o Grêmio.

    Já Fluminense e Velez, em 2012 e 2006, respectivamente, pararam nas quartas de final mesmo sendo os times que mais somaram pontos anteriormente.

    Também líderes da classificação geral em suas temporadas, Cruzeiro (em 2011) e Corinthians, no ano que comemorava seu centenário, foram ainda piores e foram eliminados nas oitavas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024