• Esporte

    Thursday, 02-May-2024 06:21:15 -03

    Campeões paulistas com zebras dão receita para o Ituano levantar o troféu

    LUIZ COSENZO
    DE SÃO PAULO

    11/04/2014 18h09

    Manter os pés no chão, ser humilde e conter o clima de oba-oba. Essas são as recomendações de ex-jogadores campeões do Campeonato Paulista por equipes consideradas zebras para o Ituano, que enfrenta o Santos, no domingo, no Pacaembu. Como venceu o primeiro jogo da decisão por 1 a 0, o time de Itu joga por um empate para ficar com o título.

    "Os jogadores não podem relaxar e nem achar que o título já está ganho. O Ituano já tem uma maneira de jogar e tem que manter esse estilo mesmo com a vantagem do primeiro jogo [venceu por 1 a 0]", disse o ex-lateral direito Gil Baiano, 47, que foi campeão com o Bragantino em 1990.

    A opinião de Gil Baiano é compartilhada pelo ex-goleiro Silvio Luiz, 37, campeão pelo São Caetano em 2004. Ele ainda tem a experiência de ter perdido o título em três oportunidades: foi vice da Copa João Havelange-2000, do Brasileiro-2001 e da Taça Libertadores-2002.

    "Nesse momento tem que manter o foco e evitar falar algo que possa fortalecer o adversário. Na época, o nosso grupo se fechou e todos estavam concentrados, focados", afirmou citando o título sobre o Paulista.

    Campeão com o próprio Ituano do Campeonato Paulista em 2002, quando a competição não reuniu Corinthians, São Paulo, Santos e Palmeiras, o ex-atacante Basílio, 41, diz acreditar que o técnico Doriva e o gestor do clube, Juninho Paulista, vão saber controlar o clima de euforia.

    "São experientes e já vivenciaram esse clima dentro e fora do campo. A euforia acaba no momento em que a bola começa rolar. É um time que tem condições de conquistar o título, mas acredito que o Santos ainda é o favorito", opinou Basílio, que já vestiu a camisa do clube da Vila Belmiro –foi campeão brasileiro em 2004.

    Ídolo do Santos, José Macia, o Pepe, também já comemorou um título por uma equipe do interior de São Paulo, mas como técnico. Em 1986, ele comandou a Inter de Limeira na decisão contra o Palmeiras.

    "Não vou dizer o que o Ituano tem que fazer para ser campeão. Respeito muito o Ituano, mas tenho uma história no Santos. Acredito muito que o Santos vai reverter esse placar e conquistar o título", disse Pepe.

    Gil Baiano, Sílvio Luiz, Basílio e Pepe são unânimes em afirmar que o elenco do Ituano será ainda mais valorizado caso conquiste o título do Campeonato Paulista.

    "Além de valorizados, eles serão conhecidos e conseguirão um contrato muito melhor com outros clubes", disse Gil Baiano, que trocou o Bragantino pelo Palmeiras em 1993.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024