• Esporte

    Sunday, 05-May-2024 16:37:34 -03

    Rio de Janeiro

    Vamos jogar a Série B, diz presidente da Portuguesa

    DO UOL

    11/04/2014 20h07

    A Portuguesa está resignada em disputar a Série B em 2014. Após a sequência de vitórias da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) nos tribunais entre quinta e sexta-feira, o presidente do clube, Ilídio Lico, demonstrou tristeza e admitiu que vai jogar a segunda divisão do Brasileiro.

    "Vamos continuar com a ação, mas fazer o quê...Vamos jogar a Série B", afirmou Lico.

    Nos últimos dois dias, foram muitos golpes: a liminar que a Portuguesa tinha em seu favor, na Justiça de São Paulo, teve seus efeitos suspensos; a ação, assim como a ação civil do Ministério Público, foram ambas movidas para a 2ª Vara Cível da Barra da Tijuca, onde há entendimento favorável à CBF. Nesta sexta, a CBF conseguiu sua própria liminar, mantendo o clube paulista na Série B.

    "Fala com o meu departamento jurídico que ele vai te explicar melhor. Mas vou ter que disputar a Série B e mais nada. Não tenho como te falar outra coisa" disse o cartola.

    Apesar da sucessão de decisões contrárias, o clube continuará com a ação na Justiça comum. Outros diretores, incluindo o próprio departamento jurídico, reconhecem que a situação ficou mais complicada, mas como as liminares são todas provisórias, mantêm a esperança de que tudo ainda possa mudar.

    "Penso que a ação tem ir até o fim, está no início só. Mesmo que a liminar venha a ser cassada, por último, quem irá ver isso é o STJ. Faz parte do jogo, quando você entra em uma demanda, você sabe o tempo que isso leva, os recursos cabíveis, e a gente está passando por isso" disse o vice-presidente jurídico, Orlando Cordeiro de Barros.

    No marketing, o sentimento também é de mais esperança.

    "Acho que é mais tristeza dele [Ilídio]. Nós sabemos que a situação ficou complicada, mas o juiz deu só uma suspensão ontem [quinta-feira]. Essa decisão ainda pode ser mudada", afirmou o vice de marketing, José Luiz Ferreira de Almeida.

    Antes do Brasileiro, é improvável que a situação se modifique. Para rodada de abertura da Série B, falta uma semana. Na Série A, apenas um dia a mais. Por enquanto, a estreia da Portuguesa é pela B, em Santa Catarina, diante do Joinville, no próximo dia 19.

    LIMINAR

    No dia 2 de abril, a Justiça de São Paulo havia concedido uma liminar à Portuguesa, pedindo a suspensão da decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do fim do ano passado. Desta forma, o clube poderia jogar a Série A do Campeonato Brasileiro.

    Com a decisão, quem iria jogar a Série B em 2014 seria o Flamengo, que também perdeu pontos após o encerramento do Brasileiro por ter usado o lateral André Santos de forma irregular. No caso da Lusa, o problema foi ter colocado o meia Héverton na última rodada do campeonato de 2013.

    A entidade que dirige o futebol nacional já divulgou as primeiras nove rodadas do Brasileiro a Portuguesa fora da Série A (clique aqui para ver a tabela do Brasileiro da CBF em PDF).

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024