• Esporte

    Sunday, 28-Apr-2024 03:31:09 -03

    Nos pênaltis, Ituano bate Santos e é bicampeão paulista

    DE SÃO PAULO

    13/04/2014 18h21

    O Ituano é o campeão paulista de 2014. O time do interior derrotou o Santos na disputa de pênaltis, neste domingo, por 7 a 6, após ter perdido por 1 a 0 no tempo normal, e levantou a taça no estádio do Pacaembu. A equipe havia vencido a primeira partida da final por 1 a 0.

    É o segundo título estadual do time de Itu, que havia sido campeão paulista em 2002, quando os grandes clubes não participaram por estarem envolvidos na disputa do Torneio Rio-São Paulo.

    O JOGO

    A final começou com o Santos tendo o domínio da posse de bola e com muitas divididas. Nos primeiros 15 minutos, Rafael Silva e Esquerdinha, os dois atacantes do Ituano, já tinham recebido cartão amarelo após duras entradas em Cícero e Geuvânio.

    A partir dos 30min o jogo começou a apresentar lances mais técnicos. As maiores chances de gol foram criadas pelo Santos, que precisava de um gol para levar a decisão pelo menos para os pênaltis.

    Veja vídeo

    Assista ao vídeo em tablets e celulares

    O primeiro gol veio aos 43 min. Leandro Damião furou dentro da área, Cícero correu atrás da sobra e caiu após sofrer carrinho do zagueiro Alemão. O próprio Cícero cobrou firme no canto direito do goleiro Vágner e abriu o placar.

    O gol deixou o meia do Santos na liderança da artilharia do Campeonato Paulista com nove gols, ao lado de Alan Kardec (Palmeiras), Léo Costa (Rio Claro) e Luis Fabiano (São Paulo).

    No segundo tempo, o Ituano deixou a postura defensiva de lado e passou a pressionar mais o Santos e ocupar o campo de ataque. Depois dos primeiros 15 minutos o Santos conseguiu reequilibrar as ações.

    As duas equipes criaram chances de gol, mas mantiveram um ritmo de jogo mais conservador até o apito final, e foram para a decisão por pênaltis.

    Nas primeiras cinco cobranças de cada time, Anderson Salles e Rildo desperdiçaram suas cobranças para Ituano e Santos, respectivamente. Nas alternadas, Vágner defendeu o pênalti do zagueiro Neto e deu o título ao time do interior, que venceu por 7 a 6.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024