• Esporte

    Friday, 10-May-2024 02:57:38 -03

    Icasa consegue liminar para disputar a Série A do Brasileiro

    RAFAEL REIS
    DE SÃO PAULO

    15/04/2014 16h51

    A quatro dias do início do Campeonato Brasileiro, o Icasa obteve nesta terça-feira uma liminar para que seja incluído na Série A.

    Quinto colocado da segunda divisão em 2013, o clube cearense alega que o Figueirense, um dos times promovidos para a elite, escalou um jogador irregular na partida com o América-MG, dia 28 de maio, válida pela segunda rodada do torneio.

    Segundo o Icasa, o lateral Luan foi a campo com o contrato de empréstimo ao Metropolicano, de Blumenau (SC), ainda em vigor.

    "Só tomamos conhecimento da irregularidade em fevereiro deste ano. A CBF reconheceu o erro, mas a procuradoria entendeu que o caso já estava prescrito porque haviam passado mais de 60 dias do fato", disse o advogado do clube de Juazeiro do Norte no caso, Carlos Eduardo Guerra de Moraes.

    O advogado alega no entanto que, "há precedentes para que o prazo de prescrição conte a partir do fato reconhecido", o que viabilizaria a reclamação do Icasa.

    A liminar, emitida pela 4ª Vara Cível da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, diz apenas que a CBF precisa colocar o time catarinense na primeira divisão do Brasileiro, mas não se manifesta sobre a manutenção do Figueirense na Série B.

    A multa ante o não cumprimento da decisão judicial é de R$ 100 mil por dia.

    No site da CBF, a tabela do Brasileiro da primeira divisão continua sem o Icasa, mas com o Figueirense, que estreia no sábado, às 18h30, contra o Fluminense, no Maracanã.

    PORTUGUESA

    Na última quinta-feira, a CBF cassou a liminar que recolocava a Portuguesa na Série A do Brasileiro. A decisão foi da 5ª Câmara do Tribunal de Justiça de São Paulo. O clube paulista pode recorrer.

    A vitória da confederação foi mais mais um capítulo da disputa com a Portuguesa, que dura desde o fim de 2013.

    A Lusa foi punida no STJD com a perda de quatro pontos pela escalação do meia-atacante Héverton no jogo contra o Grêmio, na última rodada do Campeonato Brasileiro. Ele entrou no final da partida.

    Dois dias antes do jogo, Héverton havia sido suspenso por dois jogos pela Justiça Desportiva por causa de uma expulsão, mas só cumprira um.

    A Portuguesa encerrou o Brasileiro-13, na 12ª colocação, com 48 pontos. Com a punição do STJD, o time do Canindé foi rebaixado. Já o Fluminense, que terminou a competição com 46 pontos, no 17ª lugar, foi salvo da queda ficando à frente também do Flamengo, que também foi punido com a perda de pontos por uso de jogador irregular.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024