• Esporte

    Monday, 06-May-2024 14:28:09 -03

    Fifa aceita recurso e libera Barcelona para fazer contratações

    DE SÃO PAULO

    23/04/2014 10h08

    A Fifa anunciou nesta quarta-feira que suspendeu provisoriamente a punição imposta ao Barcelona no início de abril, que impedia o clube de fazer contratações por um ano. Dessa forma, o time da Catalunha poderá se reforçar para a próxima temporada.

    Larry Mussenden, presidente da Comissão de Apelação da Fifa, aplicou o efeito suspensivo ao levar em consideração que, devido à complexidade do caso e a proximidade do início da próxima janela de transferências (1º de julho) na Europa, não haveria tempo de tomar uma decisão para que o clube catalão pudesse recorrer à Corte Arbitral do Esporte.

    Em seu site oficial, o Barcelona disse que "considera positivamente" a decisão do Comitê de Apelação da Fifa, que ainda vai estudar o recurso da equipe.

    O Barça foi punido no dia 2 de abril pela Comissão Disciplinar da Fifa por negociar com jogadores estrangeiros menores de 18 anos, uma prática que não é permitida pela entidade máxima do futebol. Além disso, teria que pagar uma multa de 450 mil francos suíços (R$ 1,1 milhão).

    Segundo a Fifa, a investigação constatou que o Barcelona infringiu o artigo 19 do regulamento (que proíbe a contratação de menores de idade) ao negociar com dez atletas menores. Esses jogadores, sempre de acordo com a entidade, participaram de torneios entre as temporadas de 2009 e 2013.

    VEJA O COMUNICADO DA FIFA

    O Barcelona interpôs uma apelação no Comitê de Recursos da FIFA contra a decisão do Comitê Disciplinar da FIFA de punir o clube por infrações relacionadas à transferência internacional e ao registro de jogadores menores de 18 anos. O clube solicitou que fosse atribuído um efeito suspensivo à apelação.

    Em relação a isso, o presidente do Comitê Disciplinar da FIFA, Larry Mussenden, levou em consideração as punições impostas ao clube, a complexidade do assunto, a data de início do próximo período de registros (1º de julho de 2014) e o fato de que o Comitê de Recursos da FIFA não parece estar em condições de tomar uma decisão suficientemente rápida sobre o assunto principal de modo que uma eventual apelação do clube diante da Corte de Arbitragem do Esporte contra qualquer decisão pudesse ser analisada ainda antes do próximo período de registros.

    Consequentemente, o presidente do Comitê de Recursos da FIFA considerou que se deve atribuir o efeito suspensivo ao recurso interposto pelo clube.

    Tendo em vista o que foi mencionado acima, o presidente do Comitê de Recursos da FIFA garante que serão realizados procedimentos de recurso adequados e que, ao mesmo tempo, todos os direitos do clube serão respeitados.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024