• Esporte

    Tuesday, 21-May-2024 14:37:46 -03

    Audax troca atletas e técnico por vaga e jogará "fantasiado" de Guará na Série C

    GUILHERME YOSHIDA
    DE SÃO PAULO

    25/04/2014 07h37

    O Grêmio Osasco Audax vai jogar a Série C do Brasileiro-2014 mesmo nunca tendo disputado nem mesmo a Série D do campeonato.

    A saída para entrar na terceira divisão do Nacional foi uma parceria com o Guaratinguetá, time que leva o nome da cidade que fica a cerca de 185 km da capital paulista.

    Isso porque o objetivo do clube da Grande São Paulo era, após ser considerado uma das sensações do Campeonato Paulista, mesmo eliminado na fase de grupos do torneio, encontrar uma saída para ganhar mais visibilidade aos seus atletas no segundo semestre do ano.

    Segundo a Folha apurou, dos 26 jogadores do elenco do time com sede em Osasco que atuaram no Estadual, entre 20 e 22 atletas serão emprestados para jogar a Série C do Brasileiro, mas com o uniforme do Guaratinguetá.

    Mais do que atletas, o Audax também cederá o técnico Fernando Diniz e toda a comissão técnica e até dirigentes. Vão trabalhar na terceira divisão do Brasileiro o diretor de futebol, Fábio Barbosa, e o supervisor Alessandro Belcorso. Somente a diretoria do Guará e alguns atletas que jogaram a segunda divisão estadual serão mantidos.

    Com a parceria, o Audax, que até 2011 se chamava Paec (era o time do Grupo Pão de Açúcar), abriu mão de disputar a Copa Paulista, até então o único campeonato que jogaria com o time profissional na segunda metade do ano. A Copa Paulista é um torneio da federação paulista que garante uma vaga na Copa do Brasil do próximo ano.

    Apesar de o acordo ser oficializado somente na tarde desta sexta-feira, jogadores e integrantes da comissão técnica já sabiam da estreia pelo novo time no domingo, contra o Mogi Mirim, fora de casa, pelo Grupo B da primeira fase.

    A ideia dos dirigentes dos clubes é disputar os três primeiros jogos da terceira divisão no estádio Dario Rodrigues Leite, em Guaratinguetá, e depois transferir as partidas para Osasco.

    Os treinos, porém, serão na sede do Audax, em Osasco.

    Ainda segundo pessoas ligadas ao time, será o próprio clube que arcará com os salários dos jogadores e demais funcionários emprestados do Guará.

    Robson Ventura/Folhapress
    Fernando Diniz orienta jogadores durante treino
    Fernando Diniz orienta jogadores durante treino

    EX-AMERICANA

    Com isso, a agremiação que tem como presidente o ex-jogador Vampeta consegue evitar imbróglios como o ocorrido em 2010, quando o mesmo Guaratinguetá se mudou para Americana para a criação do Americana Futebol Clube. Mas, logo no ano seguinte, voltou à cidade natal.

    Caso similar aconteceu com o Grêmio Barueri, que chegou a mudar seu nome e sede para Presidente Prudente em 2011. Porém, por conta de falta de acerto financeiro, o clube retornou para o local de origem na temporada seguinte.

    Na época, a Federação Paulista de Futebol apenas aplicou uma multa de R$ 800 mil para os clubes que mudavam de sede.

    Fontes do Audax disseram que caso o acesso à Série B do Nacional seja conquistado ao término da temporada a intenção é comprar o Guará.

    O atual presidente do Guaratinguetá, Pedro Panzelli, foi contatado, mas não retornou as ligações.

    Já a assessoria de imprensa da CBF não retornou até o encerramento desta reportagem para comentar sobre o caso do Audax/Guará.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024