• Esporte

    Wednesday, 15-May-2024 13:57:18 -03

    Grêmio vence Atlético-MG e frustra reestreia de Levir Culpi

    MARCELO SALTON
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    27/04/2014 20h36

    Mesmo com a equipe reserva, o Grêmio não teve dificuldades para conquistar a sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro, contra o Atlético-MG, por de 2 a 1, neste domingo, em Porto Alegre.

    Os gols da partida foram marcados por Alán Ruiz, em cobrança de falta, aos 10 min, e Lucas Coelho, aos 21 min da etapa inicial, para a equipe tricolor. O time visitante descontou por meio de Fernandinho, aos 39 min do segundo tempo.

    O jogo marcou a reestreia de Levir Culpi no comando do Atlético-MG. A quarta passagem do técnico começou da pior maneira possível, com uma atuação apática da equipe no primeiro tempo.

    Para o torcedor gremista, o clima de alegria começou ainda antes de a bola rolar, com o lançamento oficial do novo uniforme da equipe gaúcha. A camisa lembra a usada em 1928, ano em que o clube adotou as listras verticais.

    Com a triunfo, o Grêmio soma seus primeiros três pontos e ultrapassa o Atlético-MG. A equipe gaúcha termina a rodada na nona posição, enquanto os mineiros caíram para o 15º lugar.

    As atenções das duas equipes agora se voltam para a Taça Libertadores. O Grêmio joga na quarta-feira (30) contra o San Lorenzo, da Argentina, enquanto no dia seguinte o Atlético-MG recebe o Atlético Nacional, da Colômbia. Os dois times brasileiros perderam a partida de ida pelo mesmo placar, 1 a 0.

    Pelo Campeonato Brasileiro, o Grêmio volta a jogar no próximo domingo (4), às 18h30, contra o Santos, no Pacaembu. No mesmo horário, o Atlético-MG tem pela frente o Goiás, no estádio Independência.

    Veja vídeo

    Assista ao vídeo em tablets e celulares

    O JOGO

    O técnico gremista Enderson Moreira decidiu priorizar a Libertadores. Por essa razão, o time escalado tinha apenas três jogadores titulares. As novidades foram a estreia do meia Rodriguinho, recém-contratado junto ao Corinthians, e o retorno do atacante Luan, recuperado de uma cirurgia na mão direita.

    No Atlético-MG, o estreante Levir Culpi escalou o que tinha de melhor. Mas dentro de campo, o que se viu foi um time apático, capaz de controlar a posse de bola, porém sem a criatividade e a movimentação necessárias para ameaçar o gol adversário.

    O Grêmio começou a partida com força. Foram três finalizações dos anfitriões apenas nos primeiros sete minutos. Aos 10 min, em cobrança de falta frontal, o meia argentino Alán Ruiz abriu o placar com um chute forte e rasteiro.

    Atordoado, o Atlético-MG sofreu o segundo gol aos 21 min, quando o lateral Alex Silva errou no recuo de bola a Victor. Esperto, Lucas Coelho interceptou o passe, driblou o goleiro e ampliou a vantagem.

    A melhor oportunidade do Atlético-MG foi por meio de cobrança de falta de Ronaldinho. Marcelo Grohe teve dificuldades para defender e, no rebote, a defesa gremista precisou afastar a bola sobre a linha de gol.

    No segundo tempo, o jogo se tornou mais disputado. Sobraram faltas, muitas delas ríspidas, porém o domínio não deixou de ser do Grêmio. Aos 16 min, em lance de contra-ataque do time tricolor, Lucas Coelho serviu Rodriguinho, que bateu com força, mas Victor evitou o terceiro gol.

    Aos 39 min, Emerson Conceição cruzou da esquerda e Jô ajeitou para Fernandinho fuzilar a meta defendida por Marcelo Grohe e descontar para o Atlético-MG. Logo depois, o zagueiro Bressan recebeu o segundo cartão amarelo por cera e acabou expulso.

    Nos minutos finais, o time visitante se atirou ao ataque. Aos 45 min, Marion obrigou Grohe a defender uma cabeçada bem colocada. Dois minutos mais tarde, o goleiro gremista evitou o empate em um chute de fora da área de Pierre.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024