• Esporte

    Sunday, 28-Apr-2024 16:17:05 -03

    Senna foi o melhor piloto de F-1 para 77% dos paulistanos, diz Datafolha

    DE SÃO PAULO

    01/05/2014 12h02

    Ayrton Senna, cuja morte no GP de San Marino completa hoje 20 anos, é para 77% dos paulistanos o melhor piloto de F-1 da história, revela pesquisa Datafolha.

    O tricampeão supera, de longe, na preferência dos pesquisados, o alemão Michael Schumacher (9%), piloto mais laureado do que o paulistano, com quatro títulos a mais no currículo.

    Os outros pilotos brasileiros citados na pesquisa estimulada aparecem cada um com apenas 1% da preferência: Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Felipe Massa e Rubens Barrichello.

    "Quando se pergunta quem foi o melhor piloto, entra em cena o fator emocional. Trata-se de uma avaliação subjetiva", argumenta Marcos Paulino, diretor do Datafolha Instituto de Pesquisa.

    "Quem não lembra dele [Senna] carregando a bandeira do Brasil no dia em que a seleção perdeu a Copa? E daquela corrida heroica em Interlagos [em 91], em que ao final ele saiu carregado? Claro, conta muito a paixão esportiva, o fato de ele ser brasileiro".

    Até mesmo na geração que não chegou a acompanhar suas corridas aos domingos, na faixa que tem hoje entre 16 e 24 anos, Senna (70%) é apontado como o melhor piloto de F-1. Schumacher (8%) e Massa (4%) e Barrichello (1%) também são citados.

    Curiosamente, esta faixa nem sequer cita Piquet ou Fittipaldi.

    A preferência pelo piloto paulista se repete nas demais faixas de idade, renda e escolaridade. Até entre quem tem mais de 60 anos (74%) e teve a chance de acompanhar as carreiras de Fittipaldi e Piquet e quem tem nível superior (80%) de escolaridade.

    Editoria de Arte/Folhapress
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024