• Esporte

    Tuesday, 30-Apr-2024 05:13:37 -03

    Filme mostra união de torcidas rivais em manifestações na Turquia

    RODOLFO LUCENA
    DE SÃO PAULO

    30/05/2014 02h00

    Em 31 de maio de 2013, os ultras chegaram. Com camisetas coloridas, os fanáticos torcedores do Galatasaray, Fenerbahçe e Besiktas, super-hooligans famosos pela violenta rivalidade, se somaram aos manifestantes que ocupavam o parque Gezi, enfrentando a polícia turca.

    Levaram seus gritos de guerra, sua experiência de combate, seu destemor. Cantavam: "Gás lacrimogêneo, Olé!", no ritmo das canções entoadas nos estádios. "Ombro a ombro contra o fascismo" era a palavra de ordem.

    A inesperada solidariedade foi registrada em "Istanbul United", filme que será apresentado neste sábado (31) no Cinefoot, festival de cinema sobre esporte que vai até o dia 7 em São Paulo.

    "A ideia surgiu quando vi a imagem de torcedores se unindo, cada um com a camiseta de seu time, todos sorrindo. Naquele momento eu percebi que alguma coisa muito especial estava acontecendo", diz o cineasta alemão Olli Waldhauer, codiretor do filme, em entrevista à Folha por e-mail.

    Com seu parceiro Farid Eslam, Waldhauer foi imediatamente para Istambul e começou as filmagens. "Os primeiros ultras encontramos em seguida, umas duas horas depois de chegarmos", lembra. Com aquelas tomadas, fizeram um pequeno vídeo para captar recursos via internet.

    "Conseguimos US$ 15 mil. Não foi suficiente para fazer o filme, mas não era essa a questão. Muita gente ficou entusiasmada."

    O documentário combina entrevistas, imagens da torcida nos estádios e cenas de choques de manifestantes e ultras contra a polícia. "Conseguimos montanhas de material filmado pelos manifestantes", diz Waldhauer, 39.

    O resultado nas telas, analisa ele, "é uma história de amor e ódio". "Ninguém amaria seu time, seu país ou sua religião se não fosse a existência de um outro lado."

    Em Istambul, diz acreditar, houve algo especial: "Uma parte das três torcidas superou sua rivalidade em nome de um objetivo maior. Foi temporário, mas tenho certeza de que foi só o começo".

    ISTANBUL UNITED
    Direção: Farid Eslam e Olli Waldhauer
    Produção: Alemanha, 2014
    ONDE: Espaço Itaú de Cinema (rua Augusta, 1.470 e 1.475)
    QUANDO: Sábado (31/05), 19h
    CLASSIFICAÇÃO: 12 anos

    Divulgação
    Cena do filme "Istanbul United"
    Cena do filme "Istanbul United"
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024