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    'Precisamos reaprender a ser grande', diz chefe de engenheiros da Williams

    TATIANA CUNHA
    ENVIADA ESPECIAL A SPIELBERG

    23/06/2014 12h00

    "A Williams precisa reaprender a ser uma equipe grande."

    A frase de Rob Smedley, chefe dos engenheiros do time inglês, explica bem o desempenho da equipe no GP da Áustria de F-1, disputado neste domingo.

    Depois de Felipe Massa e Valtteri Bottas terem conquistado a primeira e a segunda posição no grid de largada, respectivamente, na corrida eles acabaram assistindo a mais uma dobradinha da Mercedes, a sexta do ano, com vitória de Nico Rosberg e segunda colocação de Lewis Hamilton.

    E, apesar de o terceiro lugar de Bottas e o quarto de Massa terem sido o melhor resultado conseguido pela Williams desde o GP de Mônaco de 2005, quando Nick Heidfeld foi o segundo colocado e Mark Webber, o terceiro, o time sabe que tem de melhorar.

    "Não existe mágica que vá nos fazer derrotar uma equipe como a Mercedes. Fomos superados por um time mais organizado, que tem um melhor carro e que tem muita experiência. No ano passado, estávamos sofrendo pela 15ª colocação e hoje buscamos as primeiras posições. Temos de ter atenção aos detalhes agora, se quisermos lutar pela ponta", afirmou Smedley, que chegou à Williams no início deste ano, após deixar a Ferrari.

    "Tenho certeza que, aos poucos, vamos evoluir e chegar onde a Red Bull chegou e onde a Mercedes está hoje em dia, quem sabe até sermos melhores que isso. Este é nosso objetivo. Não há nada de fundamentalmente errado com nossa equipe, só temos de ser mais cuidadosos nas pequenas coisas, pois quando você está disputando as primeiras posições isso faz muita diferença", completou o engenheiro.

    Entre estes "pequenos detalhes", estão melhores pit stops, melhores equipamentos e, inclusive, um desempenho mais preciso dos pilotos, de acordo com Smedley.

    Massa, por exemplo, caiu da primeira colocação na corrida deste domingo para a quarta após a primeira rodada de pits stops.

    Parte por culpa da equipe, que não fez uma troca de pneus perfeita, e parte por culpa do brasileiro, que não conseguiu fazer uma volta perfeita assim que voltou à pista e acabou perdendo sua posição para Hamilton naquele momento.

    "Quando se luta pela ponta, tudo ganha importância e cada centésimo conta. Os pits passam a ser mais importantes, a estratégia, o jeito como os pilotos fazem as voltas antes e depois de suas paradas e até os equipamentos que usamos. Mas, apesar de tudo isso acho que este final de semana foi importante para nós e conseguimos os 27 pontos que estavam disponíveis para nós, já que a briga com a Mercedes parecia perdida desde o começo."

    Segundo Smedley, mesmo que a Williams tivesse tentado uma estratégia diferente e tivesse feito com que seus pilotos parassem nos boxes logo depois da dupla da Mercedes, o resultado final da corrida não seria muito diferente.

    "Para ser sincero, não acho que eles tenham corrido com força total. Acredito que uma vez que eles assumiram as primeiras posições, eles simplesmente administraram o resultado. Se a gente tivesse tentado lutar contra eles, nossos pneus não resistiriam e podíamos até ter chegado mais atrás. Estou contente com o que conseguimos."

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