• Esporte

    Friday, 03-May-2024 11:31:15 -03

    Rio de Janeiro

    Morre Armando Marques, 84, ex-comandante da arbitragem na CBF

    DO RIO

    17/07/2014 12h32

    Sérgio Lima - 19.dez.2000/Folhapress
    O ex-árbitro de futebol Armando Marques, presidente da comissão de arbitragem da CBF, durante depoimento na CPI da CBF/Nike, na Câmara dos Deputados
    O ex-árbitro de futebol Armando Marques, presidente da comissão de arbitragem da CBF, durante depoimento na CPI da CBF/Nike, na Câmara dos Deputados

    Morreu na madrugada da última quarta-feira (16) o ex-árbitro de futebol Armando Marques, 84. Um dos principais juízes brasileiros das década de 60 e 70, ele foi presidente da comissão de arbitragem da CBF até 2005, quando eclodiu o escândalo de manipulação de resultados no Campeonato Brasileiro.

    De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Marques foi internado na terça-feira (15) na Coordenação de Emergência Regional do Leblon com um quadro grave de insuficiência renal. Faleceu um dia depois, em decorrência de complicações do quadro.

    O árbitro apitou jogos importantes nas décadas de 1960 e 1970, como finais dos campeonatos brasileiros e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa.

    Sua carreira, contudo, também ficou marcada pelo erro de contagem na cobrança de pênaltis na final do Campeonato Paulista de 1973. Ele declarou vitória do Santos na disputa quando a Portuguesa ainda podia empatar. A confusão obrigou a divisão do título entre as duas equipes.

    Marques esteve a frente da comissão da arbitragem da CBF por oito anos. Ele saiu após as denúncias sobre manipulação de resultados do Brasileirão de 2005, envolvendo dois árbitros e empresários. Não houve suspeita de envolvimento de Marques no caso, mas sofreu desgaste com o escândalo.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024