• Esporte

    Monday, 06-May-2024 11:48:01 -03

    Corinthians arma blitz para seguir o líder do Brasileiro

    DE SÃO PAULO

    20/07/2014 02h00

    O Corinthians já definiu a estratégia que usará para tentar surpreender o Vitória, neste domingo (20), em Salvador, vencer a partida e continuar na cola do líder Cruzeiro.

    O técnico Mano Menezes vai armar uma "blitz ofensiva" logo nos minutos iniciais. A exemplo do que aconteceu com o Internacional, na quinta-feira (17), a ideia é que o time pressione para fazer o primeiro gol rapidamente.

    A equipe teve sucesso com essa estratégia. Com dez minutos, já vencia por 2 a 0. Depois, atuou com maior segurança e passou a jogar quase sempre nos contra-ataques.

    A vitória deixou o time com 19 pontos, três atrás do Cruzeiro, líder na abertura da 11ª rodada da competição.

    A blitz desejada por Mano consiste em uma mudança de estilo. Com a bola, o time troca passes em velocidade no campo de ataque. Sem ela, pressiona os defensores rivais quando eles saem jogando.

    Danilo Verpa/Folhapress
    Jogadores do Corinthians comemoram um dos gols sobre o Internacional, no Itaquerão
    Jogadores do Corinthians comemoram um dos gols sobre o Internacional, no Itaquerão

    O Corinthians trocou 191 passes certos no último jogo. A maioria deles (113) foi no campo de ataque, segundo o Datafolha. O índice de erros foi pequeno: 56 no ataque e somente 12 na defesa.

    Para repetir a dose, Mano não cogita mudar a escalação inicial contra o Vitória. O treinador deve manter a formação, com Paolo Guerrero, autor de um dos gols, e Luciano no ataque e Petros, Elias e Jadson no meio de campo.

    A blitz corintiana, contudo, teve defeitos também. Um deles foi não se sustentar ao longo do segundo tempo e dar muito espaço ao rival. Tanto que sofreu pressão e um gol nos minutos finais.

    "O adversário teve mérito, se está perdendo não vai para casa sem fazer nada. Podemos melhorar? Claro. Temos que fazer 3 a 0 e liquidar a fatura. Aí não sofreremos tanto", disse Mano Menezes.

    A preocupação tem sentido. Antes do jogo contra o Internacional, o Corinthians tentou colocar a blitz em ação. Diante de São Paulo, Atlético-PR e Botafogo, o gol não saiu cedo, mas a equipe conseguiu abrir o placar primeiro. Ainda assim, sofreu o empate no final do duelo.

    O modelo foi mais treinado durante a pausa da Copa e deu resultado na quinta. Hoje, o Corinthians terá de aprimorar sua blitz para se manter no encalço do líder.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024