• Esporte

    Monday, 29-Apr-2024 09:11:06 -03

    Para pegar metrô, torcedor do Corinthians não vê o jogo todo

    DIEGO IWATA LIMA
    MARTHA ALVES
    DE SÃO PAULO

    24/07/2014 00h55 - Atualizado às 03h43

    Os torcedores que foram assistir Corinthians e Bahia, no Itaquerão, tiveram que deixar o estádio antes do final da partida para conseguir alcançar as estações próximas ainda abertas.

    O público que acompanhou o duelo teve cerca de 25 minutos entre o apito final, às 23h54, e o fechamento do Terminal Corinthians-Itaquera. Muitos acabaram não entrando na estação, que fechou pontualmente à 0h19.

    "Tô acabado, quase chorando. Queria ter ficado até o fim [do jogo], estou meio arrependido por ter saído do estádio. Mas não havia o que fazer", disse o almoxarife Manuel Ribeiro, 30, morador de Osasco.

    Com o placar definido, o torcedor corintiano começou a deixar o estádio aos 35 min da etapa final, para não perder as últimas composições disponíveis.

    Boa parte dos 24.496 pagantes, inclusive, perdeu o terceiro gol corintiano, marcado aos 44 min do segundo tempo, por Renato Augusto, de pênalti.

    A cabeleireira Ludmila Vasconcelos deixou rapidamente o estádio cerca de 20 minutos antes do final da partida para conseguir pegar o metrô até a estação Marechal Deodoro, na região central de São Paulo.
    Do local, ela seguiria de táxi até a casa na região do Pacaembu. "Com certeza me cortou o coração deixar o estádio antes da partida", disse Ludmila.

    O fotógrafo Daniel Munhoz também saiu antes do pênalti do Corinthians, mas teve que correr para conseguir comprar um bilhete de metrô e ainda para pegar a composição. As bilheterias ficaram abertas até o fechamento da estação Itaquera.

    Munhoz, que mora em Santo André (Grande São Paulo), deixou o carro estacionado próximo a estação Arthur Alvim. "Não fiquei triste de sair antes [do fim jogo], o Corinthians ganhou", disse.

    Apesar de muitos não conseguirem embarcar, não houve incidentes até 0h30 –a PM monitorou, mas não precisou reprimir qualquer problema. A maioria dos usuários utilizou o terminal de ônibus.

    Para compensar o fechamento do metrô, a SPTrans, responsável pelo serviço de ônibus, reforçou a linha 4310/10 –que circula entre a Estação Itaquera e o Parque Dom Pedro, no centro da cidade.

    Antes disso, às 23h, funcionários do Metrô colocavam as últimas grades na saída do Terminal Corinthians-Itaquera para organizar o grande fluxo de torcedores saídos do estádio.

    Na estação, placas foram posicionadas para informar os passageiros do encerramento do serviço –o trabalho de manutenção começa à 1h.

    TÁXI

    Quem ficou até o final do jogo e perdeu o metrô e o ônibus a alternativa foi pagar um táxi. A babá Alessandra Andrade, 31, perdeu o ônibus que a levaria para seu bairro, Jardim Imperador. Teve de bancar um táxi, cujo custo ficaria em R$ 30. "Já estou acostumada com essa loucura", afirmou.

    O motorista Anderson Ferreira, 42, protestou contra a falta de sensibilidade das autoridades em relação ao horário do jogo. "Se o metrô tivesse estendido um pouco mais, até 0h30, seu funcionamento, as pessoas teriam ido embora a tempo."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024