• Esporte

    Saturday, 18-May-2024 23:00:59 -03

    Sem violência, torcida do Palmeiras provoca corintianos na chegada ao Itaquerão

    DANIEL VASQUES
    DIEGO IWATA LIMA
    EDUARDO OHATA
    DE SÃO PAULO

    27/07/2014 16h01

    O esquema de segurança montado para levar os torcedores do Palmeiras ao Itaquerão, onde ocorre o clássico contra o Corinthians neste domingo (27), funcionou sem incidentes.

    Os torcedores embarcaram em um trem exclusivo na Barra Funda e desceram na estação Dom Bosco, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O trem não parou na Luz, como era previsto.

    Da Dom Bosco, caminharam cerca de uma hora escoltados por cerca de 60 policiais militares, segundo o capitão Lazuk, da PM, que comandou a operação. "O trajeto foi tranquilo", disse a bióloga Andreza Matos.

    Ao chegar perto da entrada sul do estádio, os palmeirenses eram separados em grupos com cerca de 300 torcedores –o clube teve direito a 2.000 ingressos.

    Alguns blocos entoavam xingamentos aos corintianos, que estavam a cerca de 500 metros e do lado de fora da área, que era isolada por dois cercados de metal. Os torcedores corintianos, em maior número, não revidaram.

    MÁSCARAS

    Alguns torcedores do Palmeiras usavam máscaras hospitalares, distribuídas pelas torcidas uniformizadas. O motivo, segundo torcedores, era evitar sentir "cheiro ruim na casa do gambá", como se referiam à arena e ao rival.

    Na entrada do estádio, porém, os PMs proibiam o acesso com máscaras.

    Torcedores também levavam uma faixa com a frase: "Seu orgulho é meu entulho". Era uma alusão ao fato de que parte do entulho do Parque Antarctica, demolido para a construção do novo estádio do Palmeiras, ter feito parte da concretagem do Itaquerão.

    Em um dos momentos em que os torcedores se aglomeravam, um sinalizador partindo da torcida palmeirense foi em direção ao repórter da Folha, mas não estourou.

    Não foi possível identificar quem atirou o objeto.

    Segundo a PM, o esquema de segurança deve ser mantido na volta.

    ESQUEMA DE SEGURANÇA

    A Polícia Militar havia sugerido na manhã de sexta-feira (25) que os torcedores uniformizados do Palmeiras fossem de ônibus ao Itaquerão.

    Alegando não haver tempo hábil, a principal organizada Mancha Alviverde se pronunciou durante a tarde dizendo que utilizaria o transporte público para chegar ao estádio corintiano.

    Com isso, autoridades decidiram por um novo plano tático na noite de sexta-feira. No novo plano, os torcedores alviverdes deveriam se concentrar na estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM a partir das 10h deste domingo e descer na estação Dom Bosco, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024