• Esporte

    Sunday, 05-May-2024 09:27:11 -03

    Com Pato titular, São Paulo quer voltar a finalizar mais a gol

    RAFAEL VALENTE
    DE SÃO PAULO

    02/08/2014 01h00

    Com duas derrotas nas duas últimas partidas no Brasileiro, o São Paulo joga neste sábado (2), no Morumbi, com a missão de dar trabalho ao goleiro Luiz, do Criciúma.

    O time fez apenas três gols nas últimas três partidas, e a ordem do técnico Muricy Ramalho aos seus comandados é que chutem mais ao gol.

    Desde a retomada do Brasileiro após a Copa do Mundo, a equipe tricolor até foi soberana em aspectos como posse de bola, desarmes e domínio territorial. Mas teve nas finalizações seu ponto fraco.

    Rubens Chiri - 22.mai.2014/Reprodução/saopaulofc.net
    O técnico Muricy Ramalho durante partida do São Paulo
    O técnico Muricy Ramalho durante partida do São Paulo no Campeonato Brasileiro

    Diante de Bahia, Chapecoense e Goiás, o São Paulo trocou, no total, 1.246 passes, mas finalizou apenas 36 vezes. Segundo o Datafolha, isso significa um chute ao gol a cada 34,6 passes trocados.

    O aproveitamento de passes é alto (87%), mas o índice de finalização preocupa Muricy. O time precisou 12 chutes para cada gol que fez.

    Antes de o Brasileiro ser interrompido por causa da Copa, o São Paulo fez nove jogos no torneio e teve desempenho equilibrado. No total, trocou 2.486 passes e finalizou 93 vezes ao gol rival.

    Isso significou uma finalização a cada 26,7 passes trocados. Como marcou 16 gols, a média foi de um gol a cada 5,8 chutes à meta rival. Isso apesar de aproveitamento dos passes ser inferior: 81%.

    "A falta de finalização tem sido o retrato dos nossos jogos. Posse de bola não está mais na moda. A moda é intensidade", avaliou o treinador, após o treino, na sexta.

    "O goleiro adversário tem de trabalhar. Posse de bola é bonito, mas não dá para não ter chute ao gol. Falta isso ao nosso time", completou.

    Incomodado com esse problema, Muricy até ensaiou mudanças, mas adotou mistério sobre suas escolhas.

    Só confirmou a ausência de Kaká, que recupera-se de edema na panturrilha direita, e Pato como titular. "Ele mereceu após o jogo com o Bragantino [na quarta, pela Copa do Brasil]", explicou.

    Também é certo a volta de Alan Kardec, impossibilitado de jogar a Copa do Brasil por força de regulamento. E é provável que Muricy repita a escalação com três zagueiros.

    Assim, Paulo Miranda será mantido e Ademílson ficará no banco. Com duas derrotas e 19 pontos, Muricy também não quer deixar o líder Cruzeiro (28) se desgarrar.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024