• Esporte

    Thursday, 02-May-2024 16:29:19 -03

    Na reestreia de Felipão, Grêmio perde clássico para o Inter

    MARCELO SALTON
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    10/08/2014 18h18

    Em um jogo nervoso, de muita marcação e pouca qualidade técnica, o Inter venceu o Grêmio por 2 a 0, no primeiro clássico realizado no reformado Beira-Rio. Válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, o jogo deste domingo (10) marcou o retorno do técnico Luiz Felipe Scolari ao time gremista.

    O chileno Charles Aránguiz abriu o placar para o time de Abel Braga, aos 16 min da etapa final. Aos 38, Cláudio Winck definiu a partida em lance de contra-ataque.

    No primeiro jogo em sua terceira passagem pelo Grêmio, Felipão apostou em uma estratégia defensiva, para frear o maior entrosamento e qualidade técnica do rival.

    A opção deu certo, limitando a movimentação dos meias do Inter. Porém, nos raros momentos em que chegou ao ataque com perigo, o time de Abel Braga fez pesar sua maior qualidade técnica.

    Foi a quarta vitória consecutiva do Inter no Brasileiro. Do outro lado, o Grêmio sofreu a terceira derrota seguida. Mesma marca do seu novo treinador, que perdeu de 7 a 1 para a Alemanha e 3 a 0 para a Holanda nos dois últimos jogos pela seleção brasileira.

    Com o resultado, a equipe colorada fica na segunda posição da competição, com 28 pontos –dois atrás do líder Cruzeiro. Enquanto isso, o Grêmio encerra a rodada em 11º lugar, com 19.

    O próximo compromisso do Inter é na quarta-feira (13), pela terceira fase da Copa do Brasil. A equipe viaja até Fortaleza, onde enfrenta o Ceará. No primeiro confronto, os cearenses venceram por 2 a 1 no Beira-Rio.

    No Campeonato Brasileiro, o time de Abel Braga volta a campo às 18h30 de sábado (16). O adversário é o Goiás, no Serra Dourada. Já o Grêmio recebe o Criciúma, às 16h de domingo (17).

    Veja vídeo

    Assista ao vídeo em tablets e celulares

    O JOGO

    Em seu retorno ao Grêmio, Felipão promoveu seis alterações no time em relação ao jogo anterior. No Inter, Abel Braga preferiu ser cauteloso, com um trio de volantes na escalação inicial.

    Uma falta dura de Rodriguinho ainda no primeiro minuto esquentou os ânimos dos jogadores. Acoado nos minutos iniciais, o Grêmio freou o ímpeto do adversário com muitas faltas. Aos poucos, porém, os visitantes encaixaram a marcação, limitando os espaços para a movimentação de D'Alessandro e Aránguiz.

    A iniciativa do confronto era do Inter. Contudo, as melhores oportunidades da primeira etapa foram gremistas. A mais perigosa aconteceu aos 37 min, quando Walace lançou Giuliano e o meia encontrou Dudu sem marcação dentro da área. O atacante perdeu o equilíbrio no momento da conclusão e bateu sobre o gol de Dida.

    No segundo tempo, Felipão colocou Fernandinho no lugar de Rodriguinho. A alteração deu maior poderio ofensivo ao Grêmio, além de tornar a equipe mais veloz nos contra-ataques.

    Inferior, o Inter abriu o placar na primeira vez que chegou ao ataque com perigo. Aos 16 min, Alex driblou o marcador e lançou Fabrício no lado esquerdo. O lateral cruzou na medida para Aránguiz, sem marcação, desviar no canto direito de Marcelo Grohe para abrir o placar.

    O gol deu tranquilidade ao Inter. Até que aos 38 min, D'Alessandro puxou contra-ataque com rapidez, driblou Ramiro e passou para Cláudio Winck. A revelação colorada cortou o gremista Pará e finalizou forte, sem chances de defesa para o goleiro.

    Nos minutos finais, o time de Abel Braga passou a administrar a vitória, irritando o adversário. Não faltaram empurrões após o fim da partida, quando Pará e Wellington Paulista precisaram ser contidos pelos companheiros.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024