• Esporte

    Tuesday, 30-Apr-2024 08:36:02 -03

    Após briga, vereador é indiciado e pode ter prisão decretada nesta terça

    EDUARDO OHATA
    ENVIADO A FRANCO DA ROCHA

    18/08/2014 18h05

    A Polícia Civil indiciou e pedirá a prisão preventiva do vereador de Francisco Morato Raimundo César Faustino (PT-SP), nesta terça-feira (19), por tentativa de homicídio, após se envolver, no domingo, em uma briga de torcedores em Franco da Rocha.

    Ferido, um palmeirense foi internado em estado grave.

    Segundo autoridades, os depoimentos de duas testemunhas e dois policiais militares dão conta de que o vereador, que é integrante da Gaviões da Fiel desde 1988, agrediu palmeirenses com galho de árvore.

    Eduardo Ohata/Folhapress
    Com o rosto coberto com um capuz, o vereador Raimundo César Faustino (PT) deixa a delegacia
    Com o rosto coberto com um capuz, o vereador Raimundo César Faustino (PT) deixa a delegacia

    "Até amanhã [nesta terça-feira] vamos finalizar o inquérito, que será encaminhado para o fórum e aí vai para o juiz. Vamos pedir a prisão preventiva de [Cesar Faustino]", informou Rafaela Aparecida Aceto, delegada da delegacia de Franco da Rocha.

    "Ele [o vereador] foi indiciado por tentativa de homicídio, rixa qualificada e por causar tumulto", afirmou ela.

    Com o rosto coberto por capuz, o vereador esteve nesta segunda na delegacia para depor, mas não quis falar com a mídia que estava no local. Durante sua saída da delegacia, amigos do vereador fizeram um "corredor de isolamento" e chegaram a afastar repórteres e os cinegrafistas.

    A versão que foi dada à delegada pelo vereador, que é candidato a deputado estadual pelo PT, foi de que "Capá", como é conhecido, viu a briga e partiu em socorro dos corintianos que estariam apanhando dos palmeirenses.

    "Meu cliente só quer ajudar o povo...", resumiu à mídia o advogado de Faustino, Thiago de Siqueira Coscia.

    A briga entre torcidas aconteceu em frente à estação da CPTM, na manhã de domingo (17). Torcedores da organizada Gaviões da Fiel retornavam de uma festa e depararam com palmeirenses que iriam ao clássico com o São Paulo, quando a briga teve início em frente à estação da CPTM de Franco da Rocha.

    Seis dos torcedores (dois corintianos e quatro palmeirenses) foram detidos. Os dois primeiros por tentativa de homicídio, rixa qualificada e por provocar tumulto. Os últimos quatro foram detidos por lesão corporal, rixa qualificada e por provocar tumulto. Um corintiano detido é assessor do vereador Faustino.

    A transferência dos seis torcedores de uma prisão em Cajamar para um presídio em Franco da Rocha está prevista para esta segunda à noite.

    O vereador já fora flagrado participando de briga entre torcidas em Brasília, no jogo entre Vasco e Corinthians, em agosto de 2013, pelo Campeonato Brasileiro (veja fotos abaixo).

    Na ocasião, o STJD puniu as duas equipes com a perda de mando de quatro partidas e a proibição da entrada de suas torcidas nas partidas.

    Na delegacia, a mãe de Pereira, Maria de Lourdes Torres, informou que seu filho é professor em uma Etec e que buscará justiça contra quem o feriu. Ela acrescentou que os médicos falaram em "milagre" ao abordar a questão da recuperação de seu filho. A doméstica informou que seu filho não integrava nenhuma torcida organizada do Palmeiras e que sempre pedia para ele não ir aos jogos.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024