• Esporte

    Saturday, 18-May-2024 22:49:31 -03

    Acusado de matar palmeirense, vereador deve ser expulso do PT

    MÁRCIO FALCÃO
    DE SÃO PAULO

    21/08/2014 16h59

    Envolvido em mais um episódio de violência entre torcidas organizadas, o vereador de Francisco Morato e membro da Gaviões da Fiel Raimundo César Faustino pode ser expulso pelo PT.

    Integrantes do comando do partido ouvidos pela Folha avaliam que, se a Justiça acolher o pedido de prisão preventiva do petista por suposto envolvimento na morte do torcedor palmeirense da Mancha Verde Gilberto Torres Pereira, ele poderá ser excluído dos quadros da legenda.

    Eduardo Ohata/Folhapress
    Paus utilizados em briga entre corintianos e palmeirenses em Franco da Rocha (Grande SP)
    Paus utilizados em briga entre corintianos e palmeirenses em Franco da Rocha (Grande SP)

    Faustino, também conhecido como Capá, também pode ser suspenso do PT até que ocorra uma decisão da Justiça. Ele é candidato estadual pela sigla.

    A delegada Fabiana Aparecida Aceto, da delegacia de Franco da Rocha, informou nesta quinta-feira (21) que mudará a acusação contra o vereador de "tentativa de homicídio" para "homicídio", depois da confirmação da morte cerebral do palmeirense.

    Integrantes da Executiva Nacional do PT paulista criaram uma comissão especial para tratar o caso. Nos últimos dias, petistas conversaram com torcedores da Gaviões da Fiel para tentar identificar o papel do vereador na agressão a Pereira.

    Como há relatos diferentes sobre o seu envolvimento, a cúpula do PT decidiu aguardar uma posição da Justiça para decidir o futuro político do vereador. Pela legislação, se perder a filiação, ele não poderá disputar as eleições de outubro.

    Por telefone, Faustino negou a correligionários que tenha agredido o torcedor.
    Na terça (19), a delegada pediu a prisão preventiva do vereador, que é acusado também de rixa qualificada e provocar tumulto.

    Entre os seis pedidos de prisão pelo episódio, um corintiano detido é assessor de Faustino e outro mora no mesmo endereço de uma assessora do vereador.

    O histórico do vereador também complica sua situação política. Faustino foi flagrado, no ano passado, dando um chute em um policial militar durante a briga de corintianos e vascaínos no Estadio Mané Garrincha, em Brasília.

    Eduardo Ohata/Folhapress
    Carro com campanha eleitoral para o vereador Raimundo César Faustino (PT)
    Carro com campanha eleitoral para o vereador Raimundo César Faustino (PT), o Capá

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024