• Esporte

    Thursday, 02-May-2024 17:28:54 -03

    O pulo vai ser meio grande, diz Massa sobre piloto de 16 anos da Toro Rosso

    TATIANA CUNHA
    ENVIADA ESPECIAL A SPA-FRANCORCHAMPS

    22/08/2014 12h11

    Fernando Alonso, Kimi Raikkonen e Jenson Button correram ao lado do pai, em 2003. Na temporada que vem, competirão contra o filho.

    A razão para isso é precocidade com que Max Verstappen, filho de Jos, fará sua estreia na F-1.

    Ao assumir o posto de titular da Toro Rosso no Mundial de 2015, como anunciado pela equipe no início da semana, o holandês terá apenas 17 anos, o que fará dele o mais jovem piloto a disputar um GP na principal categoria do automobilismo _ele terá sua primeira experiência numa sessão oficial no primeiro treino livre para o GP dos EUA, em novembro.

    "Eu acho que estou pronto. Idade é apenas um número", disse Verstappen.

    Mas, apesar da pouca idade e da experiência limitada no automobilismo (a primeira vez que testou um carro de fórmula foi no ano passado), Verstappen recebeu o apoio dos futuros companheiros de grid no paddock de Spa-Francorchamps, onde neste domingo (24) será disputado o GP da Bélgica.

    Olivier Hoslet/Efe
    O piloto Max Verstappen, 16, que vai correr pela Toro Rosso
    O piloto Max Verstappen, 16, que vai correr pela Toro Rosso

    "O pulo dele vai ser meio grande, já que ele está na F-3 e virá direto para a F-1, mas ele já mostrou que tem talento e isso deve ser suficiente para ele ir bem. Hoje em dia um carro de F-1 é bem mais fácil de se guiar do que antigamente e ele só vai precisar de um pouco de tempo para se adaptar", afirmou Felipe Massa.

    "Acho bacana o fato de a Toro Rosso dar mais valor ao talento do que ao dinheiro", completou o brasileiro, que fez sua estreia na F-1 aos 20 anos.

    Mesma opinião tem seu futuro companheiro de time, Daniil Kvyat, piloto mais jovem do grid atualmente, com 20 anos.

    "Guiar um F-1 não é tão complicado como parece. Se ele está chegando na categoria é por algum motivo, ou seja, ele mostrou talento em algum lugar", afirmou o piloto russo, que pontuou em sua corrida de estreia na Austrália neste ano, e tornou-se o mais jovem a fazê-lo.

    Outro recordista de precocidade na categoria, Sebastian Vettel acredita que o holandês pode ter um pouco de dificuldade no começo.

    "No início o carro guia você e não o contrário. Certamente será um grande passo para Max, mas quando você tem a chance de correr num F-1 você tem que aceitar, porque não sabe se ela surgirá outra vez", disse o mais jovem tetracampeão da história da categoria.

    Raikkonen, que correu ao lado do pai de Verstappen, foi direto ao falar sobre a chegada de seu filho em 2015.

    "Isso faz com que eu me sinta velho", brincou o finlandês, que causou polêmica ao fazer sua estreia na F-1 em 2001.

    "Eu só tinha 23 corridas de experiência, mas era um pouco mais velho do que Max será. Eu me dei bem, mas só o tempo dirá como será para ele. Mas não acredito que teremos nenhum problema."

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024