• Esporte

    Friday, 03-May-2024 21:08:25 -03

    Sucessão de zebras assusta os times da elite na Copa do Brasil

    RAFAEL REIS
    DE SÃO PAULO

    03/09/2014 02h00

    O América-RN luta contra o rebaixamento para a terceira divisão, mas já despachou o Fluminense da Copa do Brasil e irá eliminar também o Atlético-PR mesmo que perca nesta quarta-feira (3) em Curitiba por dois gols de diferença.

    O Bragantino é outro que sonha com a permanência na Série B e que parece outro time no torneio mata-mata.

    A equipe paulista passou pelo Figueirense, eliminou o São Paulo dentro do Morumbi e tem a vantagem do empate no segundo confronto das quartas de final contra o Corinthians, também nesta quarta, já que venceu a primeira partida por 1 a 0.

    Os exemplos acima mostram como a Copa do Brasil se transformou em 2014 no pesadelo da elite nacional. E no paraíso para os azarões.

    Nove dos 20 clubes da Série A foram eliminados por equipes que estão fora da primeira divisão antes mesmo de chegarem às oitavas de final. E mais três estão seriamente ameaçados de queda.

    Além de Atlético-PR e Corinthians, o Botafogo também terá de reverter desvantagem para avançar às quartas. Os cariocas perderam em casa para o Ceará por 2 a 1.

    O único time da Série A que largou na frente contra um clube de outra divisão nas oitavas foi o Cruzeiro, líder do Brasileiro, que aplicou 5 a 0 no alagoano Santa Rita, que não está em nenhuma das quatro divisões nacionais.

    Apesar de a Copa do Brasil ainda estar nas oitavas, o número de eliminações de equipes da primeira divisão por quem está fora da elite já é o maior em nove edições.

    Em 2005, ano em que o Paulista de Jundiaí, então na Série B, conquistou o título, o Ceará disputou as semifinais e Treze (PB) e Baraúnas (RN) sobreviveram até as quartas, foram 13 zebras.

    Naquele ano, a Série A tinha dois clubes a mais que hoje, mas times que disputavam a Libertadores não podiam jogar a Copa do Brasil.

    Já em 2014, as eliminações de grandes começaram já na primeira rodada. O Criciúma parou no Londrina (PR), o Vitória foi batido nos pênaltis pelo J. Malucelli (PR) e o Goiás foi tirado da competição pelo Botafogo (PB).

    Na terceira fase, resultados espetaculares, como o 5 a 2 aplicado pelo América-RN no Fluminense, no Maracanã, e o 3 a 1 do Bragantino sobre o São Paulo, no Morumbi, levantaram suspeitas de que grandes estavam abdicando da Copa do Brasil para participarem da Sul-Americana.

    Mas as zebras se mantiveram nos jogos de ida das oitavas, cujos eliminados já não vão para o continental.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024