• Esporte

    Friday, 03-May-2024 14:52:15 -03

    Executivo da Fifa é preso por denúncias de corrupção

    DA REUTERS

    07/09/2014 12h51

    A Fifa foi submetida a mais um constrangimento após um integrante de seu comitê de fiscalização financeira ser preso sob suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro nas Ilhas Cayman.

    Canover Watson, um dos oito integrantes do Comitê de Auditoria e Fiscalização de Normas da Fifa e vice-presidente da União Caribenha de Futebol, negou as acusações e foi solto sob fiança no território britânico.

    "Nego as acusações. No devido tempo, na hora certa e no fórum apropriado, eu anseio por expor minha posição em maior detalhe", disse Watson em comunicado no jornal "Cayman Compass".

    O comitê da Fifa, chefiado pelo italiano Domenico Scala, tem a responsabilidade de assegurar a confiabilidade da contabilidade financeira da entidade.

    "Em acordo com o Comitê de Ética, nós questionamos Watson e ele deve compartilhar com a Comissão de Auditoria e Compliance qualquer informação adicional", disse Scala em um comunicado divulgado pela Fifa. "Assim que tivermos mais informações, vamos avaliar as medidas mais adequadas".

    O comissário anticorrupção das Ilhas Cayman, David Baines, emitiu um comunicado no qual diz que Watson é suspeito de uma "quebra de confiança contrária à seção 13 da Lei Anticorrupção das Ilhas Cayman, bem como de abuso de cargo público... E conflito de interesses".

    As denúncias se referem ao período em que Watson foi diretor da Autoridade de Serviço de Saúde de Cayman e ocorre após uma investigação sobre introdução de um sistema de cartões magnéticos. Baines também faz referência, no caso Watson, a uma suspeita de lavagem de dinheiro.

    As Ilhas Cayman se tornaram um centro de poder dentro da região da Concacaf, confederação que gere o futebol nas Américas Central e Norte, além do Caribe.

    O presidente da Concacaf é o vice-presidente da Fifa Jeffrey Webb, que também é presidente da Associação de Futebol das Ilhas Cayman, cujo tesoureiro é Watson.

    Webb assumiu a presidência da Concacaf após a renúncia de Jack Warner, de Trinidad e Tobago, que esteve envolvido com várias supostos casos de corrupção.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024