• Esporte

    Wednesday, 01-May-2024 20:17:08 -03

    Juíza declara Pistorius culpado pela morte de namorada

    DA FRANCE PRESSE

    12/09/2014 05h53

    O atleta paraolímpico sul-africano Oscar Pistorius foi condenado nesta sexta-feira (12) por homicídio culposo pela morte de sua namorada Reeva Steenkamp.

    Um dia depois de absolvê-lo da acusação de crime premeditado, a juíza sul-africana Thokozile Masipa afirmou que Pistorius havia agido com negligência ao disparar quatro tiros contra a porta fechada do banheiro de sua casa, na noite de São Valentim de 2013, em 14 de fevereiro.

    "Uma pessoa razoável teria previsto a possibilidade de que quem estivesse atrás da porta poderia morrer devido aos tiros, e teria tomado medidas para evitar as consequências. O acusado nesta questão não levou em conta estas consequências", afirmou a juíza.

    Com este veredito, o Tribunal aceitou em parte a versão de Pistorius, que afirmava ter atirado em pânico por achar que se tratava de um ladrão que tinha entrado em sua residência, mas recusou a parte em que disse ter disparado sem querer.

    Agora espera-se que a juíza anuncie a pena em 13 de outubro. A juíza prorrogou a liberdade de Pistorius sob fiança até a data da sentença.

    Masipa, cuja carreira a levou de uma infância em um município pobre de Johannesburgo à alta corte do país, descreveu Pistorius como "uma testemunha muito ruim", que se mostrava evasivo ao ser interrogado.

    Em paralelo à morte de sua namorada, Oscar Pistorius também foi julgado por outras três acusações menores, relacionadas a armas de fogo.

    O atleta foi declarado culpado de ter atirado por negligência em um restaurante muito movimentado, mas foi absolvido de posse ilegal de munição e de ter aberto fogo a partir de um carro.

    O incidente no restaurante, em Johannesburgo, ocorreu semana antes de matar a tiros sua namorada.

    O julgamento do atleta começou em 3 de março e terminou em 8 de agosto, após promotoria e defesa apresentarem suas conclusões finais.

    Pistorius, de 27 anos, protagonizou nos Jogos de Londres de 2012 uma das maiores proezas da história do esporte, ao conseguir se transformar no primeiro atleta com as pernas amputadas a competir em Olimpíadas regulares

    FAMÍLIA DE PISTORIUS

    A família de Oscar Pistorius agradeceu a juíza Thokozile Masipa, que o absolveu da acusação de crime premeditado, considerando que a morte de Reeva Steenkamp era resultado de um homicídio culposo, sem intenção de matar.

    "Sempre tivemos conhecimento dos fatos e nunca duvidamos da versão de Oscar sobre este trágico acidente", declarou Arnold Pistorius, tio do atleta.

    FAMILIA DE REEVA STEENKAMP

    Logo após o veredito, foram emitidos gemidos e gritos dos amigos de Reeva Steenkamp.

    Barry Steenkamp, pai da modelo formada em Direito e que havia sido eleita uma das mulheres mais bonitas do mundo pela revista FHM, segurou a cabeça entre as mãos, enquanto sua esposa, June, apertava os lábios e sacudia a cabeça.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024