• Esporte

    Wednesday, 01-May-2024 00:39:37 -03

    Torcida são-paulina promete cantar hit homofóbico contra o Corinthians

    DE SÃO PAULO

    16/09/2014 02h00

    A Independente, maior torcida organizada do São Paulo, promete entoar diante do Corinthians uma música de teor homofóbico que virou hit entre os são-paulinos.

    A decisão ignora o apelo que o clube rival fez aos seus torcedores para evitarem provocações de cunho discriminatório no clássico de domingo (21), no Itaquerão, pelo Campeonato Brasileiro.

    O Corinthians passou a temer punição do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) desde que o procurador-geral do tribunal, Paulo Schmitt, admitiu que o órgão estará atento a esse tipo de discriminação nos estádios.

    A pena prevista para os clubes condenados é a perda de três pontos. Em caso de reincidência, a pena dobra.

    Os são-paulinos, que já viram Rogério Ceni ser vítima muitas vezes de provocações corintianas, criaram no fim de agosto uma música que diz que "o gavião virou um beija-flor", em alusão à principal organizada rival, a Gaviões da Fiel.

    Julia Chequer-07.jul.2013/Folhapress
    Torcedores do São Paulo durante uma partida do clube no Morumbi
    Torcedores do São Paulo durante uma partida do clube no Morumbi

    A música, que se espalhou pela internet por meio de diversos vídeos, cita fatos envolvendo ex-jogadores alvinegros, como Emerson Sheik, que deu um selinho em um amigo em 2013.

    A letra diz: "Gambá, me diz como se sente / Por que você gosta de beijar? / Ronaldo saiu com dois travecos / O Sheik selinho ele foi dar / Vampeta posou pra G / Dinei desmunhecou / Na Fazenda de calcinha ele dançou / Não adianta argumentar / Todo mundo já falou / Que o gavião virou um beija-flor".

    A música não é homofóbico, diz Henrique Gomes, conhecido como Baby, vice-presidente da Independente. "Não é preconceituosa. Cita situações que saíram na mídia. O Sheik não deu selinho em um amigo?"

    De acordo com ele, "a torcida não é preconceituosa. A música faz parte da provocação das arquibancadas. O Corinthians passou os últimos 15 anos chamando o São Paulo de 'bambi', inclusive em declarações de jogadores e dirigentes, e nunca falou-se de punição", afirmou Gomes, que disse que o canto será entoado no Itaquerão.

    A autoria da letra da música é desconhecida –o vice da Independente nega que tenha sido feita pela organizada. É inspirada em "Brasil, Decime que se Siente", com a qual os argentinos provocavam os brasileiros durante a Copa do Mundo.

    ROGÉRIO CENI PREOCUPA

    O goleiro saiu do jogo contra o Cruzeiro com dores no joelho esquerdo e foi constatada uma tendinite.

    Ele iniciou o tratamento, mas é dúvida contra o Coritiba, na quarta (17).

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024