• Esporte

    Saturday, 04-May-2024 04:26:27 -03

    Seleção de Bernardinho aposta em paciência para chegar à final

    DE SÃO PAULO

    20/09/2014 02h00

    Divulgação/Fivb
    Lucarelli ataca durante jogo entre Brasil e Polônia
    Lucarelli ataca durante jogo entre Brasil e Polônia

    Vinte e dois dias depois do início, o Campeonato Mundial de vôlei define enfim seus finalistas neste sábado.

    Brasil e França, às 11h40, Polônia e Alemanha, às 15h25 (de Brasília), fazem as semifinais de um torneio longo que não manteve nenhuma equipe invicta após três desgastantes fases de grupos.

    Os brasileiros, por exemplo, jogaram 11 partidas em 19 dias até o momento –perderam uma, para Polônia.

    "Todos os jogadores estarão mais desgastados agora, mas isso vale para todas as equipes. As quatro semifinalistas passaram pelo mesmo ritmo de jogos e isso faz existir um certo equilíbrio neste aspecto. Mas, nessa hora, conta muito o foco na parte técnica para conseguirmos manter a calma e superarmos as dificuldades", analisou Lucão, por e-mail, à Folha.

    O saldo físico brasileiro foi de quatro jogadores lesionados ao longo do Mundial.

    O levantador Bruninho, o ponteiro Murilo, o oposto Wallace e o central Sidão chegaram a ficar fora do time por diferentes problemas médicos. Todos eles, porém, vão jogar contra os franceses.

    PACIÊNCIA

    Com time completo, o técnico Bernardinho disse que o Brasil deve ter paciência diante da França, que perdeu dois jogos no Mundial e terminou as três fases anteriores na liderança de seu grupo.

    "O sistema de defesa deles é o melhor do mundo hoje. Além disso, eles têm uma variedade enorme de saques, que colocam a linha de recepção adversária em dificuldade. A partir disso, eles defendem muito bem e os times tendem a perder a paciência", disse Bernardinho.

    PUNIÇÃO

    Nesta sexta-feira, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) aplicou uma multa de US$ 2.000 (cerca de R$ 4.700) na seleção brasileira pela ausência do técnico Bernardinho e do capitão Bruninho em duas entrevista coletivas obrigatórias pós-jogo do Mundial –contra Polônia (terça) e Rússia (quarta).

    Naquela oportunidade, os brasileiros, que já estavam insatisfeitos com o sorteio (caíram no "grupo da morte" mesmo sendo líderes da chave na fase anterior), ainda reclamaram do benefício aos donos da casa, os únicos a ganharem um dia de descanso.

    Para completar, contra os poloneses, o time brasileiro deixou a quadra derrotado e irritado em função do ponto final ter sido marcado após o árbitro usar imagens de vídeo como recurso na decisão.

    O diretor da competição, Wojciech Czayka, disse ao site polonês Przegladsportowy que jamais vira comportamento em quadra igual ao dos brasileiros e que um atleta não relacionado (só Murilo e Renan não foram ao jogo) arremessou uma toalha em um observador em quadra. Cabe punição, mas nenhuma imagem foi divulgada ainda.

    NA TV
    Brasil x França
    11h40 SporTV

    Polônia x Alemanha
    15h25 SporTV

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024