• Esporte

    Tuesday, 07-May-2024 01:43:54 -03

    Polônia bate a Alemanha e revê o Brasil na final do Mundial de vôlei

    DE SÃO PAULO

    20/09/2014 18h04

    Único rival a vencer a seleção brasileira no Mundial masculino de vôlei, a anfitriã Polônia venceu a Alemanha por 3 sets a 1 (com parciais de 26/24, 28/26, 23/25 e 25/21) na tarde deste sábado, em Katowice, e selou uma revanche decisiva entre ambos.

    Os dois times se enfrentarão na final do torneio, a partir das 15h25 deste domingo (21), também em Katowice.

    O confronto terá um quê de vingança para as duas seleções.

    A Polônia, cujo destaque na semifinal deste sábado foi o oposto Wlazly (22 pontos), buscará seu segundo título mundial (já venceu o campeonato em 1974), mas tem o Brasil "entalado".

    Na final da edição de 2006 da competição, no Japão, o Brasil triunfou por 3 sets a 0. Aquela foi a segunda de três taças consecutivas que a equipe de Bernardinho conquistou (também foi campeã mundial em 2002 e 2010).

    Já o desejo brasileiro por revanche é mais recente. Na última terça-feira, pela terceira fase do torneio, as duas equipes se enfrentaram em Lodz e os poloneses saíram vitoriosos por 3 sets a 2.

    Joe Klamar/AFP
    O polonês Wlazly ataca contra o bloqueio alemão na semifinal do Mundial
    O polonês Wlazly ataca contra o bloqueio alemão na semifinal do Mundial

    A partida foi marcada por polêmica, provocações dos dois lados da rede e por uma confusão no final. O lance que decidiu o jogo, um desvio no bloqueio de Sidão, foi marcado após checagem de vídeo e gerou revolta na equipe brasileira.

    A comissão técnica se exaltou, ofendeu oficiais e acabou, dias depois, multada em cerca de R$ 4.700 por "mau comportamento".

    A delegação brasileira também reclamou devido à alteração no regulamento, que formou um grupo com Brasil, Polônia e Rússia (que beneficiou a equipe da casa).

    "Nenhum time passou por tantas provações como o nosso. Desde um início ruim na Liga Mundial, quando fomos muito criticados, depois fizemos vários jogos de vida ou morte ainda na Liga e também já aqui no Mundial, enfim, chegar aqui nos dá orgulho", afirmou o técnico Bernardinho após o triunfo do Brasil na semifinal contra a França, também neste sábado.

    A exemplo do Brasil, a Polônia perdeu apenas uma partida no certame. Caiu perante os Estados Unidos por 3 sets a 1, na segunda fase.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024