• Esporte

    Thursday, 02-May-2024 03:57:53 -03

    Com Valdivia, Palmeiras tem aproveitamento de não rebaixado

    MARINA GALEANO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    25/09/2014 12h25

    Depois de cumprir suspensão na goleada diante do Goiás, no último domingo (21), Valdivia está novamente à disposição do técnico Dorival Júnior para o confronto contra o Vitória, às 19h30 desta quinta (25), no Pacaembu.

    Apesar de não ter sido confirmado pelo treinador, o meia chileno deve ser titular na 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. E isso pode servir de alento ao torcedor.

    Com Valdivia em campo no Nacional, o Palmeiras obteve duas vitórias (Criciúma e Goiás), um empate (Flamengo) e três derrotas (Fluminense, Flamengo e São Paulo). Ou seja, conquistou sete pontos dos 18 possíveis –um aproveitamento de 38,8%.

    Embora ainda pequena, essa porcentagem seria suficiente para que a equipe alviverde não estivesse na zona de rebaixamento. O Figueirense, por exemplo, é o 13º da tabela com 26 pontos e um aproveitamento de 37%.

    Atualmente na lanterna do Brasileiro, o Palmeiras tem apenas 22 pontos, o que significa 31,8% da pontuação possível.

    Rodrigo Gazzanel/Futura Press/Folhapress
    O meia chileno Valdivia pisa em Amaral, do Flamengo
    O meia chileno Valdivia pisa em Amaral, do Flamengo

    A VOLTA DO QUE NÃO FOI

    Após a transferência frustrada com o Al Fujairah, time dos Emirados Árabes, no mês de julho, Valdivia voltou a treinar no clube palestrino. Sua "reestreia" ocorreu no dia 17 de agosto, contra o São Paulo.

    Mas o chileno ficou em campo apenas 14 minutos do clássico. Ele sentiu uma lesão no músculo posterior da coxa direita e precisou ser substituído. Com um estiramento detectado, ficou cerca de um mês afastado.

    Voltou a jogar há uma semana, na partida contra o Flamengo, no Pacaembu, mas também não durou muito no gramado.

    O Camisa 10 entrou depois do intervalo, quando os donos da casa perdiam por 2 a 0. Ele deu movimentação ao time, e os palmeirenses igualaram o placar. Porém, aos 36 min, Valdivia foi expulso por dar um pisão em Amaral.

    Ao término do duelo, classificou sua atitude como "idiota" e "infantil" e disse que teve uma "reação absurda". No dia seguinte, o jogador conversou com Dorival Júnior e com a diretoria do Palmeiras, que afirmou ter multado o meia.

    Mas, ainda assim, Valdivia continua sendo um dos principais atletas do elenco e uma das maiores esperanças para que a equipe consiga se livrar do rebaixamento.

    "O Palmeiras cresce muito com Valdivia em campo. Ele é um jogador importantíssimo no time", declarou Dorival.

    Em entrevista à TV Globo nesta quarta-feira (24), Paulo Nobre, presidente do clube, adotou discurso semelhante em relação ao chileno.

    "O Palmeiras precisa muito dele [Valdivia], e contamos muito com ele para nos ajudar a sair dessa situação. É um dos melhores jogadores em atividade no Brasil."

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024