• Esporte

    Sunday, 19-May-2024 08:34:06 -03

    Associação dos árbitros ameaça fazer greve no Campeonato Brasileiro

    DE SÃO PAULO

    26/09/2014 19h54

    A Anaf (Associação Nacional dos Árbitros de Futebol) divulgou uma nota nesta sexta-feira (26) informando que pode parar o Campeonato Brasileiro. A entidade não diz quando isso ocorreria, nem traz as exigências para que não haja a greve.

    Num comunicado curto, Anaf diz que o protesto "seria contra a falta de respeito ao árbitro".

    "Na opinião da entidade, as críticas e reclamações de jogadores, treinadores e dirigentes visam esconder a crise técnica do futebol brasileiro, transferindo a culpa do mau futebol à arbitragem. A proposta de paralisação defendida pela Anaf será discutida em assembleia-geral, caso não houver uma ação enérgica da CBF e do STJD, punindo com rigor as ofensas", diz a nota.

    "Os árbitros estão indignados e querem parar o campeonato. O nível técnico da competição é baixíssimo e querem jogar a culpa da derrota no árbitro. Isto é um desrespeito à figura do arbitro, que tem o papel de comandar a partida", afirma o presidente da Anaf, Marco Antônio Martins.

    Em contato com a Folha, Martins disse que hoje os árbitros são reféns da grande quantidade de câmeras espalhadas pelos estádios.

    Rubens Cavallari/Folhapress
    Árbitro discute com um jogador da Chapecoense durante um jogo do Campeonato Brasileiro
    Árbitro discute com um jogador da Chapecoense durante um jogo do Campeonato Brasileiro

    "A tecnologia evoluiu muito. Hoje temos 30 câmeras nos estádios. Tem câmera que tem uma aproximação 200 vezes a mais do que o olho humano. É impossível concorrer a isso", afirmou.

    Sérgio Corrêa, chefe de arbitragem da CBF, disse não saber a respeito da possível greve. "Não me informaram nada. Concordo que tem que haver respeito, mas a greve não é o caminho ideal. Eles precisariam fazer uma assembleia antes, não é algo para agora. Vamos conversar. É preciso ter calma", afirmou.

    A arbitragem tem sido alvo de muitas críticas neste Campeonato Brasileiro. Na semana passada, por exemplo, o atacante Emerson, do Botafogo, chamou atenção ao falar que a CBF é uma vergonha, de frente para a câmera, após ser expulso na derrota do Botafogo por 3 a 2 para o Bahia.

    Na partida entre Palmeiras e Vitória, na quinta (25), o volante Richarlyson revoltou-se com o cartão amarelo que levou do árbitro Wilton Sampaio. O jogador foi a uma câmera do canal SporTV e repetiu a palavra "vergonha", além de explicar a regra do jogo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024