• Esporte

    Friday, 17-May-2024 07:49:41 -03

    Rio de Janeiro

    Após críticas, COI demonstra otimismo com obras da Rio-2016

    FABIO BRISOLLA
    DO RIO

    01/10/2014 15h49

    Seis meses após manifestar preocupação com o ritmo das obras dos Jogos do Rio em 2016, o Comitê Olímpico Internacional passou a ter uma percepção otimista sobre o mesmo tema. Após vistoriar nos últimos dois dias as instalações olímpicas em construção na cidade, representantes do comitê do COI elogiaram a evolução das obras.

    "O cronograma de obras é apertado, mas as autoridades do Rio mostraram que a situação está sob controle", disse Nawal El Moutawakel, presidente da comissão do COI que coordena os jogos de 2016.

    Mesmo as obras do Complexo de Deodoro, ainda em estágio inicial, foram bem avaliadas.

    "As obras de terraplenagem estão sendo realizadas e esta é uma etapa fundamental no processo de construção. E, além disso, os responsáveis pelas obras em Deodoro garantiram que tudo será concluído dentro do prazo", disse Christophe Dubi, diretor executivo do COI. "Percebemos que houve um progresso significativo desde a nossa última visita ao Rio".

    O discurso dos integrantes do COI mostrou um alinhamento com as autoridades municipais do Rio.

    Nawal, por exemplo, mencionou que para cada real investido em instalações dos jogos, outros R$ 5 são destinados a obras de infraestrutura que ficarão como legado dos Jogos. Esta comparação citada pela dirigente do COL é quase um mantra para o prefeito Eduardo Paes em suas apresentações sobre as obras do projeto Rio 2016.

    Ao elogiar a preparação para os Jogos, Christophe Dubi citou até mesmo o vídeo do "Explicador", personagem de uma campanha publicitária da prefeitura do Rio criado para promover as obras municipais em andamento.

    Sobre a construção do campo de golfe na Barra da Tijuca, contestada na Justiça pelo Ministério Público, as autoridades olímpicas adotaram respostas evasivas.

    "As perguntas relacionadas ao campo de golfe devem ser feitas à prefeitura", repetiu Carlos Arthur Nuzman, presidente do comitê organizador Rio 2016.

    Em abril, o alemão Thomas Bach, presidente do COI, criticou publicamente os atrasos nas obras e chegou a dizer que era "hora de agir" para garantir o sucesso dos Jogos Olímpicos do Rio.

    Vanderlei Almeida/AFP
    A presidente Dilma Rousseff visita o Parque Olímpico, na terça-feira (30), ao lado de representantes do COI
    A presidente Dilma Rousseff visita o Parque Olímpico, na terça (30), ao lado de representantes do COI
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024