• Esporte

    Tuesday, 30-Apr-2024 05:56:39 -03

    Corinthians recomenda cuidado a jogadores; torcida faz protesto hoje

    ALEX SABINO
    DE SÃO PAULO

    17/10/2014 02h00

    Não havia nenhum torcedor no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no início da tarde desta quinta (16). Mesmo assim, a delegação do Corinthians teve o zelo de trocar o avião pelo ônibus ainda na pista e rumar para o centro de treinamento do clube.

    A tensão foi detonada pela a goleada por 4 a 1 para o Atlético-MG e a eliminação na Copa do Brasil. Os problemas internos e a pressão nos bastidores a Mano Menezes acabaram expostos pela derrota no Mineirão.

    A Folha apurou que a diretoria recomendou aos jogadores evitarem saídas à rua enquanto o clima estiver pesado. O melhor é não ter qualquer possibilidade de encontro com a torcida. Mas este vai acontecer nesta sexta (17).

    A Gaviões da Fiel, principal organizada corintiana, convocou seus associados a protestar em frente ao CT, às 11h, enquanto o elenco profissional estiver treinando.

    A torcida promete transporte para os que estiverem interessados em ir de sua quadra, no Bom Retiro, até o Parque Ecológico do Tietê.

    "Eu não sei quanta gente vai ter porque o pessoal aqui da quebrada ainda está se organizando. Ônibus vai ter. Quantos forem precisos. As empresas de ônibus são todas aqui perto [da sede] e em cinco minutos a gente consegue o que precisar", disse Wagner da Costa, o Wagner BO, presidente da Gaviões.

    Um diretor da torcida organizada disse à Folha que a intenção do protesto é pacífica, desde que o Corinthians esteja disposto ao diálogo. Informalmente, estima que cerca de 200 pessoas podem estar presentes.

    Na tarde desta ontem já foram colocadas faixas no CT pedindo a saída de Mano e do presidente Mario Gobbi.

    Em fevereiro deste ano, integrantes de organizadas invadiram o centro de treinamento após goleada sofrida contra o Santos pelo Paulista. Os atletas ficaram amedrontados.

    Rivaldo Gomes/Folhapress
    Bagagem do Corinthians desembarca no aeroporto de Congonhas; jogadores não passaram por saguão e saíram pela pista
    Bagagem do Corinthians desembarca no aeroporto de Congonhas; jogadores não passaram por saguão e saíram pela pista

    DISCÓRDIA

    A crise explodiu minutos após a derrota para o Atlético. Guerrero entrou no vestiário chorando. Ele havia pedido dispensa da seleção peruana para estar em campo.

    A declaração de Cássio, de que havia jogadores não preparados para atuar pelo Corinthians, pegou mal no elenco. O goleiro ficou irritado com erros no posicionamento defensivo e com o individualismo do atacante Luciano.

    Mario Gobbi foi ao vestiário e garantiu que nada vai mudar. Ele banca o trabalho de Mano Menezes até dezembro, quando termina o contrato. Isso apesar da pressão para que demita o treinador.

    Ele aposta que no Brasileiro o time vai conquistar o objetivo de se classificar para a Libertadores de 2015, ficando entre os quatro primeiros.

    Uma das reclamações dentro do clube com relação ao técnico é Jadson, que é pouco utilizado. O próprio meia, contratado na troca com o São Paulo pelo atacante Pato, está descontente.

    O zagueiro Gil não gostou de não ter sido escalado. Viajou mais de 20 horas de Cingapura, onde estava com a seleção brasileira, foi para Belo Horizonte e não saiu do banco. O volante Elias, que fez o mesmo trajeto, jogou cerca de 15 minutos no fim.

    A imagem da dupla corintiana ficou pior porque o atacante Diego Tardelli também estava com a seleção, chegou pouco antes da partida, foi titular do Atlético e acabou sendo o melhor em campo.

    "A decisão foi a partir da conversa que tivemos com eles", disse Mano após a eliminação, deixando claro que a não escalação passou pelo que os próprios jogadores disseram para o técnico.

    No domingo (19), o Corinthians, 6º colocado, enfrenta o vice-líder do Brasileiro, Internacional.

    Editoria de arte/Folhapress
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024