• Esporte

    Monday, 06-May-2024 10:38:53 -03

    Filme exibe Santos como revelador de craques

    JOÃO WAINER
    EDITOR DA "TV FOLHA"

    18/10/2014 02h00

    Divulgação
    Tecnico da categoria de base do Santos conversa com jogadores no CT Meninos da Vila
    Tecnico da categoria de base do Santos conversa com jogadores no CT Meninos da Vila

    Nesta quinta (16), enquanto o filme "Meninos da Vila – A Magia do Santos" estreava nos cinemas, um de seus personagens, o atacante Gabriel, 18, liderava o Santos na vitória por 5 a 0 sobre o Botafogo pelas quartas de final da Copa do Brasil. Quem pode ver o filme antes do show de gols no Pacaembu percebeu que não aconteceu por acaso.

    O filme dirigido por Kátia Lund e que levou 4 anos para ser concluído, conta a história de quatro amigos, Willians, Gabriel, Ricardo e Ceará, jogadores do sub-15 e mostra a trajetória de altos e baixos em busca do sonho de chegar ao time principal.

    Enquanto assistimos à evolução desses garotos, cenas de arquivo mostram as outras gerações de Meninos da Vila, como as de 1957 (de Pelé e Coutinho), 1978 (de Juari e Pita), 2002 (de Robinho e Diego) e 2008 (de Neymar e Ganso), e destaca a vocação do Santos em revelar craques que de tempos em tempos encantam o mundo com um futebol espetacular.

    Em uma das cenas mais divertidas, Willians e Gabriel se acusam de gostar de namorar gordinhas e contam detalhes de suas escapadas noturnas em um clima de descontração parecido com o que se via nos vestiários no tempo de Robinho e Diego, Neymar e Ganso. Em outra cena, o time sub-15 está em uma sala de aula e é surpreendido pela entrada de Neymar. Fica claro que a proximidade com os ídolos é componente psicológico fundamental para o desenvolvimento deles.

    Durante uma peneira em que centenas de meninos lutam por um lugar no time, na beira do campo um dos treinadores explica a filosofia do Santos que, segundo ele, é o grande diferencial da equipe. "Não escolhemos os meninos pelo físico, como muitos outros clubes fazem. Privilegiamos a técnica sempre. Um jogador grandão faz o time ganhar títulos na base, mas a longo prazo ele fica para trás. O jogador técnico vai amadurecendo aos poucos e se torna um profissional melhor".

    Nós, torcedores do Santos, já aprendemos a acompanhar as categorias de base do time porque sabemos que boa parte desses meninos chegarão ao profissional. "Meninos da Vila – A Magia do Santos" é o filme que todo santista sempre sonhou em ver nas telas.

    Nos 97 minutos de filme dei risada com as brincadeiras, chorei quando um dos personagens foi dispensado por insuficiência técnica e me arrepiei quando Gabriel estreou no time principal fazendo logo de cara seu primeiro gol como profissional.

    Isso já seria suficiente para satisfazer uma torcida exigente, porém, o mais bonito do filme é quando surge o garoto Maxwell arrebentando no sub-11 e os santistas no cinema romanticamente já começam a rascunhar na cabeça a geração de Meninos da Vila que nos fará felizes quando 2018 chegar.

    -

    MENINOS DA VILA - A MAGIA DO SANTOS
    DIREÇÃO Kátia Lund
    PRODUÇÃO BRA, 2014
    SALAS sábado (18), às 12h30, no Central Plaza Cinemark, tel (11) 2914-1202; sábado (18), às 12h30, Extra Anchieta Cinemark, tel (11) 4362-4706
    AVALIAÇÃO ótimo

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024