• Esporte

    Sunday, 28-Apr-2024 21:53:36 -03

    Brasileiros e africanos duelam nos 20 anos da Maratona de São Paulo

    DE SÃO PAULO

    18/10/2014 16h33

    A Maratona Internacional de São Paulo completa neste domingo (19) duas décadas de história, consagrada como a mais importante da modalidade no país. A partir das 7h30, atletas de destaque no Brasil e no exterior ocupam o lugar de automóveis, motos e ônibus nas ruas da capital paulista.

    A principal atração é a disputa entre corredores brasileiros e africanos pela supremacia da prova. Em 2013, os estrangeiros ficaram com as três primeiras posições nas provas masculina e feminina.

    A última vitória brasileira entre os homens foi em 2012, com Solonei da Silva. Já as mulheres não conquistam a primeira posição desde 2010, quando Marizete Moreira conquistou o bicampeonato.

    Neste ano, as esperanças do Brasil no masculino são divididas entre Giovani dos Santos –bicampeão da Volta Internacional da Pampulha– e Giomar Pereira da Silva, primeiro do ranking nacional de corridas de rua em 2013. Os principais rivais são os quenianos Fred Kosgei, Paul Kangogo e Daniel Limo, e os etíopes Botoru Tsegaye Wolde e Tesfaye Bekele, todos com bons resultados nos últimos anos.

    No feminino, Sueli Pereira da Silva, Maria Zeferina Baldaia (bicampeã em 2002 e 2008), Marily dos Santos, Sirlene Pinho e Conceição de Maria Oliveira são candidatas à vitória. Para isso, será preciso superar as quenianas Rumokol Chepkanan, vencedora da prova em 2012, e Jane Jegalat Seurey, e as etíopes Tigist Teshome Ayanu e Belaynesh Yigezu.

    Rivaldo Gomes - 31.dez.2013/Folhapress
    Giovani dos Santos, uma das esperanças do Brasil na Maratona de São Paulo
    Giovani dos Santos, uma das esperanças do Brasil na Maratona de São Paulo

    PERCURSOS

    Ao todo, a Maratona Internacional de São Paulo reúne 18 mil competidores. Além dos 42,1 km da maratona, há outras três opções de distância: 25 km, 10 km e caminhada de 3 km.

    A largada e a chegada acontecerão em frente ao Obelisco, localizado ao lado do parque do Ibirapuera. A exceção é o local de encerramento da prova de 25 km, marcado para o cruzamento da avenida dos Tajuras com a rua Oscar Americano, próximo ao Jockey Club.

    Para a edição de 2014, a novidade é que as provas paraolímpicas contarão pontos para os rankings do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) e IPC (Comitê Paralímpico Internacional, em inglês). Estão confirmadas as presenças de atletas de México e Equador, além dos brasileiros.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024