• Esporte

    Saturday, 18-May-2024 13:23:53 -03

    Medina perde em Portugal e adia sonho do título mundial de surfe

    DE SÃO PAULO

    19/10/2014 14h38

    Após quatro dias consecutivos de paralisação por causa do mau tempo, a etapa portuguesa do WCT (principal categoria do surfe), em Peniche, voltou a ser disputada neste domingo (19), mas acabou cedo para o paulista Gabriel Medina, que luta para se tornar o primeiro brasileiro campeão mundial na modalidade.

    Medina foi derrotado pelo americano Brett Simpson, 32º na classificação, na terceira rodada, e está eliminado da competição. Com este resultado, o paulista já não tem mais chances de conquistar o título em Portugal. A decisão vai ficar para a última etapa da temporada, no Havaí, entre os dias 8 e 20 de dezembro.

    A boa notícia para Medina é que o americano Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial e principal concorrente ao título, também foi eliminado na terceira rodada ao perder para o espanhol Aritz Aranburu. Com isso, Medina vai terminar a etapa ainda na liderança do ranking do WCT, com 58.300 pontos, enquanto Slater somará 51.800.

    O paulista se dizia confiante para a etapa portuguesa, mas não se encontrou em sua bateria neste domingo. Ele pegou 11 ondas que contaram pontos, enquanto Simpson, apenas cinco. O americano, porém, foi mais consistente.

    Medina teve um 5.33 e um 6.73 como suas melhores notas, totalizando 12.06 pontos. Já o americano somou 7.33 e um 5.17 no fim da bateria para fechar com 12.50 pontos. O brasileiro nem esperou o tempo acabar. Visivelmente chateado e amparado pela família, saiu antes do mar e deixou o local da competição sem falar com a imprensa.

    De longe, porém, ele ganhou um alento com a baixa performance de Slater. O americano não conseguiu pegar boas ondas e terminou a sua bateria com apenas 6.30 pontos, contra 12.00 de Aranburu, 30º colocado na classificação do WCT.

    O americano, que quebrou a prancha ao sair do mar, pode até perder a vice-liderança no ranking. Isso acontece se o australiano Mick Fanning ou o havaiano John John Florence vencer a etapa. Os resultados desses dois surfistas vão determinar também o que Medina vai precisar para ser campeão no Havaí.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024