• Esporte

    Monday, 29-Apr-2024 12:53:04 -03

    Ronaldinho e até time do tetra já desrespeitaram 'cartilha de Dunga'

    DE SÃO PAULO

    23/10/2014 13h39

    Na volta à seleção brasileira, Dunga e o coordenador técnico da CBF, Gilmar Rinaldi, criaram uma cartilha para os jogadores convocados. O documento que a Folha teve acesso traz 16 normas de conduta que os atletas devem seguir quando estão com a equipe.

    A cartilha passou a valer desde o primeiro amistoso da nova era Dunga, conta a Colômbia, em agosto. Se valesse antes disso, alguns craques como Ronaldinho, Ronaldo e o time do tetracampeonato teriam descumprido as normas.

    ALÔ, RONALDINHO?

    Jorge Araújo - 23.ago.2008/Folhapress
    Ronaldinho atende ligação do celular durante a premiação da Olimpíada de Pequim em 2008
    Ronaldinho atende ligação do celular durante a premiação da Olimpíada de Pequim em 2008

    Dunga era o técnico e o Ronaldinho a principal estrela do time na Olimpíada de 2008. O Brasil perdeu para a Argentina na semifinal e terminou o torneio na terceira colocação. No pódio, para receber a medalha de bronze, o telefone de Ronaldinho tocou. O meia-atacante não teve dúvida e atendeu a ligação. Pela imagem, a conversa parecia estar animada. Na nova seleção, o uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos é vetado nos vestiários e em locais de reuniões dos atletas.

    OLHA A HORA, MAICON!

    Bruno Domingos/Mowa press
    O lateral direito Maicon durante amistoso da seleção brasileira contra a Colômbia
    O lateral direito Maicon durante amistoso da seleção brasileira contra a Colômbia

    O lateral-direito da Roma foi a primeira vítima das novas regras aplicadas por Dunga e Gilmar. Ele chegou atrasado após uma folga durante o período de amistosos em setembro e foi cortado da seleção brasileira. Desde então, nunca mais teve chance com o novo técnico.

    VOO DA MUAMBA

    Pisco Del Gaiso - 21.jul.1994/Folhapress
    Caminhão é carregado com bagagem da delegação brasileira antes do retorno para o Brasil após a Copa do Mundo 1994, no episódio que ficou conhecido como "vôo da muamba"
    Caminhão é carregado com bagagem da delegação brasileira antes do retorno para o Brasil após a Copa

    Um dos pontos da cartilha diz que os jogadores ficam obrigados a pagar "despesas extras inerentes ao excesso do limite da isenção alfandegária". Taxas como a que a CBF tentou evitar que fossem pagas pelos campeões do mundo de 1994. No episódio que ficou conhecido como "voo da muamba, o avião, que partira do Brasil com 3,4 toneladas de bagagem, regressara com 14,4, segundo dados da Procuradoria Federal. O caso mais escandaloso foi o do lateral Branco, que trazia na bagagem uma cozinha completa, avaliada em US$ 18 mil. O limite legal era US$ 500 por pessoa.

    CAIU O BONÉ

    Vanderlei Almeida - 10.jul.2014/AFP
    Neymar dá coletiva usando boné com usa marca pessoal
    Neymar dá coletiva usando boné com usa marca pessoal

    Antes da derrota de 7 a 1 para a Alemanha todos os jogadores da seleção usaram um boné em homenagem a Neymar, que estava machucado e não jogo. O atacante também apareceu em entrevistas coletivas com o boné expondo sua marca e a de outras empresas, o que passou a ser vetado no ambiente da seleção.

    SEM POLÍTICA OU RELIGIÃO

    Tony Gentile - 2.mai.2004/Reuters
    Kaká celebra título com mensagem religiosa na camisa
    Kaká celebra título com mensagem religiosa na camisa

    Replicando uma regra da Fifa, a CBF veta mensagens religiosas nos jogos e no ambiente da seleção brasileira. Kaká, Lucio e outros jogadores que passaram pela seleção já celebraram gols e títulos com dizeres religiosos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024