• Esporte

    Thursday, 02-May-2024 02:18:07 -03

    Blatter diz que Fifa errou ao dar prêmio de melhor da Copa a Messi

    DO UOL

    28/10/2014 10h46

    O presidente da Fifa, Joseph Blatter, considerou errada a escolha de Lionel Messi como o melhor jogador da Copa do Mundo. O dirigente afirma que não participou da eleição do craque do Mundial e que ficou surpreso quando leu o nome do argentino.

    "Considero que a decisão foi incorreta. Me surpreendeu quando recebi a decisão vinda do comitê. Me disseram que analisaram somente dez jogadores que foram para a final", declarou.

    A Fifa elegeu Messi com a Bola de Ouro do torneio, tendo Thomas Muller, da Alemanha, como Bola de Prata, e Arjen Robben, da Holanda, como Bola de Bronze.

    A escolha do melhor da Copa foi feita antes da decisão do título entre Alemanha x Argentina. A eleição antecipada gerou polêmica em 2002, quando o goleiro Oliver Kahn ficou com o "ouro" na disputa com Ronaldo e Rivaldo, estrelas da seleção brasileira campeã daquele ano.

    Em 2010, a Espanha conquistou o título, mas o prêmio de melhor do Mundial foi entregue a Diego Forlán, do Uruguai.

    Campeã da Copa do Mundo, a Alemanha tem seis atletas disputando o prêmio de melhor jogador do ano pela Fifa: Neuer, Lahm, Gotze, Kroos, Schweinsteiger e Muller.

    Foram pré-selecionados 23 atletas ao troféu de melhor de 2014. Vice no Mundial, a Argentina tem como representantes os meio-campistas Mascherano, Messi e Di Maria. Neymar é o único brasileiro da lista.

    A bola de ouro ao melhor da Copa é distribuída com esse nome desde 1982. A lista de vencedores tem, em ordem cronológica, Paolo Rossi (Itália-1982), Diego Maradona (Argentina-1986), Salvatore Schillaci (Itália-1990), Romário (Brasil-1994), Ronaldo (França-1998), Oliver Kahn (Alemanha-2002), Zinedine Zidane (França-2006) e Diego Forlán (Uruguai-2010).

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024