• Esporte

    Sunday, 05-May-2024 21:07:41 -03

    Sete clubes grandes do Brasil escolhem presidentes a partir deste mês

    BERNARDO ITRI
    DO PAINEL FC

    01/11/2014 02h00

    Passado o processo eleitoral de presidente da República, governadores, deputados e senadores, inicia-se uma maratona de eleições nos principais clubes brasileiros.

    Sete dos 12 maiores times do país escolhem a partir deste mês seus presidentes: Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Internacional, Palmeiras, Santos e Vasco.

    Os pleitos começam em 11 de novembro, com o Vasco. O clube carioca, aliás, evidencia um ponto comum em quase todas estas eleições: a possibilidade de retorno de figuras carimbadas.

    O folclórico Eurico Miranda, que comandou o futebol do Vasco por mais de 20 anos, é um dos seis candidatos. Polêmico, ele já disse que não sabia se tinha mais prazer em uma relação sexual ou quando vencia o Flamengo.

    Julio Brant, um dos rivais de Eurico, ancora-se no apoio de Edmundo para tentar a eleição no Vasco.

    No Internacional é a mesma coisa. Vittorio Píffero, presidente de 2007 a 2011, tenta retomar o poder. É candidato contra Marcelo Medeiros, atual vice de futebol, e Roberto Siegmann, que também já ocupou a vice-presidência.

    Cenário semelhante se vê no Palmeiras. Wlademir Pescarmona tem como principal cabo eleitoral o ex-presidente Luiz Gonzaga Belluzzo, que também é candidato a vice na chapa montada para derrotar Paulo Nobre. O atual presidente, por sua vez, tem apoio de dois tradicionais ex-mandatários: Mustafá Contursi e Affonso Della Monica.

    Editoria de arte/Folhapress

    Santos e Corinthians também correm o risco de não ter grande novidade. Roberto de Andrade, candidato à presidência corintiana, é apoiado pelo ex-presidente do clube Andres Sanchez e diz que quer o cartola atuante em um eventual mandato.

    Indicado pelo ex-presidente Marcelo Teixeira, que chefiou o Santos de 2000 a 2009, Modesto Roma Júnior pode fazer o grupo de Teixeira reassumir o poder. Júnior é também filho de Modesto Roma, presidente entre 1975 e 1978.

    Outro postulante, Fernando Silva recebeu apoio do ex-presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro. Os demais candidatos são Nabil Khaznadar, amigo da família de Neymar, e Orlando Rollo.

    Em crise, o Botafogo também vai escolher um novo comandante. Carlos Montenegro, presidente do título Brasileiro de 1995, recebeu pressão para se candidatar, mas decidiu lançar Carlos Thiago Alvim. Além dele, há mais três opções: Carlos Eduardo Pereira, Marcelo Guimarães e Vinicius Assumpção.

    E o Atlético-MG deve eleger presidente Daniel Nepomusceno, atual vice.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024