• Esporte

    Tuesday, 21-May-2024 05:30:24 -03

    Ex-advogado da Lusa reclama de investigação

    ALEX SABINO
    DE SÃO PAULO

    13/11/2014 02h00

    Valdir Rocha foi advogado da Portuguesa por 15 anos. Saiu do clube em maio na esteira do caso Héverton. Ainda não conseguiu se recolocar no mercado. "Tenho certeza que é por isso", afirmou, por telefone, à Folha.

    A escalação irregular do meia na última rodada do Brasileiro de 2013, contra o Grêmio, rebaixou a Lusa e transformou a vida de envolvidos e do próprio clube, que caiu agora para a Série C.

    O promotor do consumidor, Roberto Senise, tem a convicção de que houve suborno para que o jogador, suspenso pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), fosse escalado e, com isso, prejudicasse a Lusa.

    Ele não tem provas. Fala em "indícios". O mesmo termo empregado pelos atuais dirigentes da equipe.

    Senise espera que a comprovação venha do Gaeco, órgão do Ministério Público que investiga o crime organizado. Aguarda que a quebra do sigilo bancário dos suspeitos revele se houve propina, quem pagou, quem recebeu e onde foi parar o dinheiro.

    "Por algum motivo, creio que o ex-presidente teve culpa, assim como um advogado do clube", diz o vice jurídico da Portuguesa, José Luiz Ferreira de Almeida.

    Ele fala do ex-presidente Manuel da Lupa, que divulgou ontem nota oficial negando qualquer envolvimento.

    Valdir Rocha foi quem recebeu o telefonema de Osvaldo Sestário, representante do clube no STJD, avisando sobre o julgamento que condenou Héverton.

    "A gente estava preocupado com o Gilberto [atacante]. Ninguém lembrou do Héverton. Depois puxamos a lista dos jogadores habilitados para jogar no sistema da CBF. O nome do Héverton estava legal. Foi uma sucessão de erros", jura o advogado.

    "Eu apresentei ao Ministério Público um documento autorizando a quebra do meu sigilo bancário e da minha família. Não acharam nada porque não tinha nada. Estão jogando o nome de pessoas decentes na lama", completa.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024