• Esporte

    Sunday, 05-May-2024 08:27:37 -03

    Cruzeiro vence Goiás e conquista seu quarto título brasileiro

    MARCELO SALTON
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    23/11/2014 19h04

    Em um jogo tenso e muito disputado, típico de uma decisão, o Cruzeiro bateu o Goiás por 2 a 1 no Mineirão e chegou, com duas rodadas de antecipação, ao título do Campeonato Brasileiro de 2014.

    O cruzeirense Ricardo Goulart abriu o placar aos 13 min da primeira etapa. Samuel empatou aos 22. O gol do título foi marcado por Everton Ribeiro, aos 17 do segundo tempo.

    Foi a quarta vez que o clube venceu a competição em sua história. As conquistas anteriores foram em 1966 (quando era denominada Taça Brasil), 2003 e 2013.

    Além disso, a equipe celeste se tornou a primeira fora do eixo Rio-São Paulo a chegar ao tetracampeonato.

    Com o resultado, o Cruzeiro pode perder as duas partidas restantes na competição que não será ultrapassado por nenhum rival.

    O Cruzeiro assumiu a liderança na sexta rodada e desde então não deixou o posto.

    Na próxima quarta-feira (26), o Cruzeiro decide a Copa do Brasil diante do Atlético-MG, no Mineirão. Se reverter a vantagem de dois gols do maior rival, o time treinado por Marcelo Oliveira repetirá o feito de 2003, quando fez a Tríplice Coroa.

    Pelo Brasileiro, o campeão volta a campo às 17h do domingo (30). O adversário será a Chapecoense, na Arena Condá. No mesmo dia (19h30), o Goiás enfrenta o Atlético-PR em Curitiba.

    Veja vídeo

    O JOGO

    Mesmo a três dias do segundo jogo da final da Copa do Brasil na quarta, Marcelo Oliveira não poupou titulares. No Goiás, Ricardo Drubscky abandonou o 4-2-3-1 e escalou o time com dois atacantes.

    Com força máxima em campo e embalado pelo apoio de 56 mil torcedores, o Cruzeiro não demorou a encontrar o primeiro gol.

    Aos 13 min, Everton Ribeiro deu um corte no marcador e abriu para Mayke na direita. O lateral foi até a linha de fundo e cruzou na cabeça de Ricardo Goulart, que desviou no canto direito de Renan para abrir o placar.

    A vantagem durou nove minutos. Após cobrança de falta da direita, Samuel apareceu sem marcação na segunda trave. O atacante ajeitou e colocou no ângulo esquerdo, longe do alcance de Fábio.

    O empate devolveu a confiança ao Goiás. Os visitantes equilibraram a partida com muita marcação no meio-campo, enquanto o Cruzeiro esbarrava na ansiedade de chegar ao segundo gol.

    No segundo tempo, a chuva deu uma trégua. Assim, os mineiros partiram ao ataque, dispostos a garantir o título ainda neste domingo. Aos 17 min, Willian fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Everton Ribeiro que, desmarcado, testou para as redes.

    Na frente, o Cruzeiro tentou administrar o resultado. A estratégia não deu certo e convidou o Goiás a pressionar nos últimos 25 minutos. Não fossem três excelentes defesas de Fábio, a definição do título teria ficado para a próxima rodada.

    Folhapress
    Estatísticas de Cruzeiro x Goiás
    Estatísticas de Cruzeiro x Goiás
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024