• Esporte

    Saturday, 27-Apr-2024 20:54:25 -03

    Abu Dhabi encerra ano de insucessos de Ferrari e McLaren

    TATIANA CUNHA
    ENVIADA ESPECIAL A ABU DHABI

    24/11/2014 12h02

    Duas das mais tradicionais escuderias da F-1, Ferrari e McLaren se acostumaram a estar sempre no topo das listas de recordes da categoria.

    Donas do maior número de títulos, vitórias, pódios e poles, entre outras marcas importantes, as duas há muito não sabem o que é vencer.

    O GP de Abu Dhabi, que encerrou neste domingo (23) o Mundial deste ano com o título de Lewis Hamilton, marcou também o fim de um ano de insucessos para as duas equipes.

    Tendo visto a Mercedes sagrar-se campeã entre os construtores no GP da Rússia, com quatro corridas de antecipação, a Ferrari fechou o Mundial no quarto posto, com 216 pontos. A McLaren foi a quinta colocada, com 181 _a Mercedes conquistou 701 pontos.

    Com o fim do campeonato, a escuderia de Maranello completou sua primeira temporada desde 1993 sem vencer uma corrida.

    Sem colocar um de seus pilotos no alto do pódio desde que Fernando Alonso venceu o GP da Espanha, em maio do ano passado, o jejum da Ferrari se arrasta por 32 corridas. É a pior sequência desde que o time ficou 58 etapas sem ganhar uma prova entre as temporadas de 1990 e 1994.

    Em Abu Dhabi, Alonso completou a prova em nono e Kimi Raikkonen foi apenas o décimo colocado –Hamilton venceu a prova seguido por Felipe Massa e Valtteri Bottas.

    Um final melancólico para a passagem de Alonso pelo time –ele será substituído por Sebastian Vettel no ano que vem e ainda não anunciou onde irá correr.

    Os melhores resultados do time de Maranello neste ano vieram justamente das mãos do espanhol: um terceiro lugar no GP da China e uma segunda colocação no GP da Hungria.

    Ironicamente, o destino mais provável de Alonso no próximo ano é a McLaren, que vive uma fase ainda pior que a da Ferrari.

    O último triunfo da equipe de Woking foi em Interlagos, há duas temporadas, com Jenson Button, o que faz com que o jejum de vitórias já se arraste por 37 corridas.
    É a pior seca desde que a McLaren ficou 20 GPs entre 2005 e 2007 sem por um de seus pilotos no alto do pódio.

    Tendo fechado 2013 pela primeira vez desde 1980 sem ter subido no pódio, a equipe inglesa começou o ano em melhor forma.
    Viu Kevin Magnussen e Button chegarem em segundo e terceiro, respectivamente, no GP da Austrália, mas desde então a dupla não conseguiu repetir o bom resultado da prova que abriu o Mundial.

    Neste domingo, em Abu Dhabi, Button foi o quinto e Magnussen, apenas o 11º.
    Mas, apesar da má fase atual, o time inglês voltará a ter motores Honda no próximo ano, o que traz a esperança de dias melhores.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024