• Esporte

    Monday, 06-May-2024 05:40:08 -03

    Williams começa testes para 2015 na frente em Abu Dhabi

    TATIANA CUNHA
    ENVIADA ESPECIAL A ABU DHABI

    25/11/2014 13h11

    Tom Gandolfini/AFP
    Felipe Massa pilotando carro da Willians em Abu Dhabi
    Felipe Massa pilotando carro da Willians em Abu Dhabi

    O primeiro dia de testes da F-1 visando a temporada de 2015 da F-1 terminou com a Williams na frente em Abu Dhabi. O time, que no último domingo viu Felipe Massa chegar em segundo e Valtteri Bottas em terceiro na prova que encerrou o campeonato deste ano, ficou com o melhor tempo no primeiro de dois dias de testes em Yas Island.

    Bottas, que foi o responsável pelo teste, anotou sua melhor volta em 1min43s396 e ficou 0s492 à frente de Kimi Raikkonen, da Ferrari, o segundo mais veloz do dia.

    Nesta terça-feira o finlandês teve a companhia de Sebastian Vettel, seu futuro companheiro de time, na garagem da escuderia italiana em Abu Dhabi.

    Como não foi liberado pela Red Bull para testar pelo novo time, o alemão apenas conversou com membros da Ferrari e acompanhou parte do dia de testes com fones de ouvido vermelhos.

    A terceira melhor volta do dia foi anotada por Nico Roberg, vice-campeão mundial, que foi o responsável por colocar a Mercedes na pista. O alemão ficou pouco mais de um segundo atrás da marca anotada por Bottas.

    Joylon Palmer, da Force India, foi o quarto mais veloz do dia, seguido por Carlos Sainz Junior, que testou a Red Bull.

    Will Stevens colocou a Caterham na sexta colocação, logo à frente de Charles Pic, da Lotus.

    Marcus Ericsson fez sua estreia pela Sauber com o oitavo melhor tempo da terça-feira em Abu Dhabi e Max Verstappen foi o nono mais veloz com seu Toro Rosso.

    Uma das grandes expectativas deste primeiro dia de testes era a estreia oficial da parceria McLaren Honda. O time inglês, que voltará a usar os motores da fabricante japonesa, fez uma sessão de testes na semana retrasada, em Silverstone, mas como foi usado um dia de filmagens ao qual os times têm direito, a McLaren só pôde completar 100 km.

    Nesta terça-feira, em Yas Island, não foi à pista pela manhã por conta de problemas elétricos. Na parte da tarde, Stoffel Vandoorne, piloto de testes da equipe, fez apenas 3 voltas.

    "Tivemos alguns problemas, por isso só conseguimos dar três voltas. Mas sabemos que cada uma delas é importante porque é o que teremos de informação pelos próximos dois meses, antes de testar em Jerez", explicou o piloto belga.

    "Ainda não colocamos o motor no máximo de sua capacidade, mas esperamos fazer isso logo", completou Vandoorne.

    Chefe da McLaren, Eric Boullier disse que o time está sendo o mais cauteloso possível neste momento. "Queremos ser bastante cuidadosos e estamos fazendo uma tripla checagem em alguns problemas que tivemos, particularmente com a bateria, que é um componente fabricado pela McLaren", disse Boullier.

    "Fazer um carro de F-1 andar não é mais como antigamente, que você simplesmente ligava o motor e estava pronto. Queremos checar tudo mais de uma vez e isso toma tempo", completou o dirigente, que disse ainda que o objetivo do time é chegar a Melbourne, para a primeira corrida do ano que vem, em condições de lutar por uma vitória.

    "Podemos sonhar com isso [um triunfo na abertura do Mundial], mas ao mesmo tempo estamos trabalhando para fazer com que isso seja uma realidade, já que este é nosso objetivo."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024