• Esporte

    Sunday, 19-May-2024 13:50:35 -03

    Valdivia está liberado para jogo decisivo do Palmeiras

    DIEGO IWATA LIMA
    DE SÃO PAULO

    04/12/2014 02h00

    É muito provável que Valdivia esteja em campo contra o Atlético-PR, no domingo (7), quando o Palmeiras decide sua permanência na elite do Brasileiro.

    A Folha apurou que o jogador só não entrará em campo se sofrer uma nova lesão, ou outro tipo de problema, entre esta quinta (4) e o dia do jogo decisivo.

    O edema que o fez jogar por apenas 45 minutos nas última quatro rodadas –na derrota por 2 a 0 para o Coritiba, no último dia 23– já não o incomoda tanto.

    Nesta quinta (4), o chileno vai fazer, com portões fechados, seu primeiro treino com bola junto com os companheiros de elenco.

    Na quarta (3), ele fez uma atividade em campo reduzido. O contato com a bola não acontecia desde o primeiro tempo contra o Coritiba.

    Ao seu lado, teve apenas o auxiliar-técnico Alberto Valentim, o preparador físico Marco Aurélio Schiavo e o zagueiro Wellington, que recupera-se de problema no tendão de Aquiles.

    Com participação mínima de Valdivia nas últimas rodadas, o Palmeiras apresentou desempenho sofrível. Com cinco derrotas em cinco jogos na competição, é o time com pior desempenho no período.

    Tais números apenas acentuam a constatação que já se tornou uma espécie de mantra para os palmeirenses: o Palmeiras depende de Valdivia para vencer. E isso talvez explique a situação complicada do time na tabela.

    Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação
    Valdivia chuta a bola durante treino do Palmeiras
    Valdivia chuta a bola durante treino do Palmeiras

    Embora tenha mudado seu comportamento na temporada, tornando-se alvo de elogios de colegas, comissão técnica e diretores por sua dedicação, Valdivia mais ficou fora do que jogou no Campeonato Brasileiro de 2014.

    De 37 partidas do time no torneio, Valdivia esteve em campo em apenas 16, ausentando-se em 21 rodadas.

    Oito vezes o jogador não esteve em campo por conta de lesões. Em seis ocasiões, Valdivia esteve com a seleção chilena. Em duas rodadas, esteve suspenso. E, em cinco, esteve fora devido à sua transferência ao futebol árabe, que fracassou, em agosto.

    RECADO DE MARCOS

    Aposentado desde janeiro de 2012, o ex-goleiro Marcos pediu para os jogadores do Palmeiras respeitarem o Atlético-PR e não acreditarem em facilidade na partida.

    "Muito tenho lido nesses dias sobre o Atlético Paranaense entregar o jogo. Nosso rival de domingo tem grandes jogadores, uma das melhores estruturas de futebol de base dos times brasileiros, é um clube muito organizado, formador e tem uma torcida fanática assim como a nossa", escreveu Marcos em em sua página no Facebook.

    O ídolo pediu para os jogadores não relaxarem e esperarem dificuldades.

    "Jamais um clube da grandeza do Atlético Paranaense entregaria um jogo, se quisermos nos livrar dessa situação temos que jogar muito e não esperar facilidades", disse.

    Na 16ª colocação, o Palmeiras precisa vencer o Atlético-PR para escapar do rebaixamento para a Série B. Se empatar, torce para o Vitória não vencer o Santos. Se perder, terá que torcer por tropeços de Vitória e Bahia.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024