• Esporte

    Tuesday, 07-May-2024 20:24:09 -03

    FIA impõe idade mínima para pilotos disputarem a F-1

    DE SÃO PAULO

    04/12/2014 11h45

    A polêmica causada com a chegada de Max Verstappen à F-1 com apenas 17 anos fez com que a FIA revisasse e endurecesse as regras para emitir a superlicença aos pilotos a partir da temporada de 2016.

    Após reunião do Conselho Mundial da entidade que comanda o automobilismo realizada em Doha, no Qatar, ficou definido que, de agora em diante, os pilotos terão de ter no mínimo 18 anos para receber a permissão para correr na principal categoria do esporte.

    Verstappen se tornará o mais jovem piloto da história da F-1 no próximo ano quando fizer sua estreia como titular da Toro Rosso no GP da Austrália, em 15 de março. Na época em que o time anunciou o acordo, o holandês ainda tinha 16 anos e estava na metade de sua primeira temporada na F-3 europeia, o que gerou críticas de vários colegas que estarão ao seu lado no grid no próximo campeonato.

    Além da idade mínima, os pilotos também terão de possuir uma carteira de habilitação válida –o que Verstappen não tem ainda– e ao menos dois anos de experiência em alguma categoria de monopostos para poder tirar a superlicença.

    Os postulantes a uma vaga na F-1 ainda precisarão completar um mínimo de 300 km de testes com carros da categoria para receberem a autorização para correr.

    Além de Verstappen, a Toro Rosso ainda terá o espanhol Carlos Sainz Jr., de 20 anos, como titular na próxima temporada.

    Os dois novatos formarão a dupla mais jovem da história da categoria.

    Toru Hanai/Reuters
    Companheiro de Sainz na Toro Rosso, Max Verstappen observa treino na Bélgica
    Companheiro de Sainz na Toro Rosso, Max Verstappen observa treino na Bélgica
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024